Desde o início da manhã desta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), reforçou o efetivo de homens e máquinas que atuam na limpeza e dragagem dos mais de 54 quilômetros de canais da cidade.
A dificuldade de escoamento da água se deu pela ocorrência do fenômeno da maré alta, no mesmo horário da chuva intensa, registrada nesta madrugada. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, a maré atingiu 3.4 metros às 0h08. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que a chuva desta madrugada foi a maior registrada durante o mês de maio.
“Somente entre às 23h de segunda-feira até por volta de 1h da madrugada foram registrados 58.2mm, o que corresponde a 58 litros de água para cada metro quadrado. Para duas horas de chuva, este é um volume bastante considerável”, explicou José Raimundo Sousa, coordenador do Inmet na região Norte, ressaltando que a média de chuvas para o mês de maio já foi superada em 2%. “O acumulado do mês até agora está em 311.2mm, sendo a média histórica do mês de maio de 305mm”, continuou. Ainda de acordo com o órgão, com a soma total de 311.2 mm, a chuva ajudou a superar a média registrada nos últimos 30 anos para o mês que era de 305.5 mm.
Equipes de combate a cheias, foram acionadas e estão atuando em estado de atenção, já que a maré volta a subir a cada 12 horas. “A atenção se reforça quando o fenômeno de maré coincide com chuvas de média a grande intensidade”, pontua o diretor da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Janary Pinheiro.
Segundo o coordenador do Inmet, até o final do mês não estão previstas fortes chuvas como a desta madrugada. “Trabalhamos com 70% de possibilidade de chuva neste período, sempre após às 18h até meia noite”, detalhou, antecipando a expectativa de que o volume de chuvas do mês supere em 20% a média prevista.
As fortes chuvas deste período, segundo o Inmet, ocorrem em função de fenômenos meteorológicos, com interferência dos ventos vindos do continente africano.
Limpeza – A Prefeitura atua com mais de 2.100 homens nos serviços de limpeza, dragagem e recolhimento de lixo e entulho nos canais. De acordo com o diretor da Sesan, Janary Pinheiro, existe um esforço permanente da administração municipal para combater os alagamentos, sobretudo com a dragagem e recolhimento de lixo dos mais de 60 canais da cidade. “A limpeza é feita diariamente, com equipes à disposição para atender as demandas da população no momento em que os alagamentos ocorrerem”, disse.
Desde o início desta manhã, agentes de limpeza urbana estão trabalhando nos canais da bacia do Tucunduba, retirando lixo dos canais para auxiliar no escoamento da água. No canal do Mártir, na bacia do Murucutum, no bairro do Curió-Utinga, duas equipes trabalham na dragagem, limpeza e desobstrução.
Na bacia do Una, os trabalhos de manutenção e limpeza ocorrem nos Canais Água Cristal, Jacaré, Galo, São Joaquim, Bengui, Una 2 e São Raimundo. Em Icoaraci, a Sesan mantém equipe de limpeza na área do Paracuri.
*Com informações do repórter Lauro Lima (Sesan)
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								