Enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais foram surpreendidos nesta sexta-feira, 15, pela administração da Unidade de Pronto-atendimento de Icoaraci (UPA) com um café da manhã em comemoração as datas alusivas a estes profissionais, que ocorrem neste mês.
Com quadro funcional que inclui, 75 técnicos de enfermagem, 23 enfermeiros e 10 assistentes sociais, a UPA é uma unidade de urgência e emergência de média complexidade, com desafios diários a serem vencidos.
Para a assistente social, Patrícia Reis, o trabalho na unidade é muito gratificante. “Estou há cinco meses na UPA e vejo que aqui tudo é mais intenso e, ao mesmo tempo, humanizado. Nosso trabalho, enquanto assistente social, é fazer a escuta qualificada, garantir os direitos dos usuários e orientar quanto ao fluxo do SUS, porque muitas pessoas que nos procuram não conhecem o perfil da UPA”, diz.
Assim como Patrícia, o enfermeiro Weber Marcos, que trabalha há dois anos e cinco meses na UPA de Icoaraci, encara com paixão o trabalho diário. “Atuo no Setor de Graves e posso dizer que aqui é um trabalho muito bom. Há cinco anos sou enfermeiro e esta área me proporciona experiências diferenciadas, por isso posso dizer que eu não escolheria outra carreira”, ressalta.
A UPA de Icoaraci realiza, em média, 500 atendimentos diários, ultrapassando mais de 10 mil atendimentos por mês. E, se preocupa em realizar continuamente ações de valorização do servidor. “Estamos encerrando hoje uma intensa programação que durou a semana toda. Buscamos realizar palestras, workshops, massoterapia para proporcionar atualização do conhecimento e momentos de descontração. Desta forma, temos servidores mais humanos, acolhedores e compromissados com o serviço. Esses momentos são para acolher essas pessoas que passam o dia acolhendo os usuários”, conclui a enfermeira-chefa da UPA, Elma Karla Martins.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								