Saúde e resgate social de moradores de rua são discutidos em fórum intersetorial

Para reunir conhecimento sobre as estruturas de assistência social existentes no município, foi realizado, nesta quinta-feira, 14, o IV Fórum da Rede Intersetorial que atua em prol do Pacto de Acolhimento Belém pela Vida. O objetivo do encontro, que ocorreu no auditório do Centro Regional de Odontologia, é promover a integração entre os setores, a fim de que as políticas sociais sejam realizadas de forma cada vez mais eficaz.

Neste fórum, a pauta teve como foco as leis de saúde e o papel dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), por meio da abordagem e resgate social dos moradores de rua. Segundo a psicóloga e coordenadora do Creas-Mosqueiro, Cláudia Cezar, o centro de assistência social atende cerca de 70 famílias naquele distrito. “O resgate dessas pessoas inicia com a abordagem de rua, que tem o objetivo de ajudá-los por meio da assistência oferecida pelo Creas. Com as oficinas e a ocupação do tempo livre, nós damos início ao tratamento, trazendo reflexões sobre vida, projetos profissionais e novos planos para o futuro delas”, explica.

Sobre a importância da integração intersetorial e realização do fórum, Martha Falcoski, coordenadora do “Belém pela Vida”, cita situações em que o projeto interfere de forma positiva. “Quando existe um paciente encaminhado por demanda judicial é muito importante que o juizado responsável, por exemplo, saiba para onde (qual setor) deve encaminhá-lo. No encontro, a presença dos envolvidos é essencial para que eles tenham conhecimento da organização, de toda a estrutura e sobre como deve ser o fluxo desse atendimento. É fundamental para que as coisas de fato aconteçam e proporcionem melhorias para a população”, conta.

Martha acrescenta que houve várias mudanças desde o início da atuação do Pacto Belém pela Vida no município de Belém. “Nós percebemos que houve uma evolução muito grande. Antes do projeto existir, havia uma grande dúvida – não só da sociedade, mas também dos órgãos que atuam na política – sobre a forma de proceder em certos casos. Hoje, com a realização desse trabalho, tanto pelos fóruns quanto pela rede integrada através das mídias sociais, é possível encontrar rapidamente uma solução para estes problemas”, conclui.

Texto: Ewelin Gamelas

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar