Com o objetivo de fazer o resgate do patrimônio cultural e cinematográfico do Pará, a direção do Cinema Olympia, que carrega o título de cinema mais antigo em funcionamento no Brasil e que, recentemente, completou 103 anos de existência; está realizando uma campanha, denominada “Cinema em fotos”, para reunir imagens que retratem a história dos cinemas de Belém e de outros municípios do Estado.
A ideia é montar um arquivo de fotos dos cinemas de rua para futuramente fazer parte de um projeto que o Cine Olympia está elaborando e que prevê a criação de um Museu do Cinema do Estado do Pará, que deve funcionar no hall de entrada do próprio Olympia.
“Queremos recuperar a história de cinemas que fizeram parte do cotidiano das pessoas, com imagens que contem como era a vida cultural em épocas em que o cinema era uma das principais opções de entretenimento nos bairros. Convidamos o público a participar e compartilhar conosco estas fotos que irão ajudar a manter viva a memória de salas importantes para a cinefilia paraense”, ressalta a diretora do Cinema Olympia, Nazaré Moraes.
Entre outras salas de exibição, o Cine Guajará (Base Naval), Cine Guarani (Cidade Velha), Cine Independência, Cinemas 1, 2 e 3 (Cidade Velha), Cines Castanheira 1 e 2, Cines Doca 1 e 2, Cine Moderno e Cine Palácio são alguns dos cinemas que a campanha pretende recuperar através das fotos.
Qualquer pessoa, profissional ou não, pode participar enviando fotos do seu arquivo pessoal para o e-mail cinemaolympia1912@gmail.com. É importante que as fotos estejam identificadas com nome do cinema, ano da foto e autorização de uso da imagem.
< Texto: Lilianne Villacorta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								