Representante da Prefeitura de Belém destaca construção de movimento pan-amazônico na COP-26

A construção de um movimento pan-amazônico, que reúne os povos originários e tradicionais da Amazônia camponesa e moradores das cidades pan-amazônicas, foi destacada no pronunciamento do representante da Prefeitura de Belém na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia.

O titular da coordenadoria de Relações Internacionais, Luiz Arnaldo Campos, participou nesta terça-feira, 9, da Assembleia Mundial pela Amazônia e Mudanças Climáticas, no Centro de Artes Contemporâneas de Glasgow, dentro da programaçao da Coalizão da COP-26. "Belém foi apresentado como um território libertado, uma cidade libertária, uma plataforma para o lançamento da luta pelos direitos dos povos", explicou.

Campos ressaltou que o movimento se estrutura em torno de bandeiras, como a defesa da floresta, da natureza vista como um ente vivo, sujeito de direitos, além da defesa dos territórios e autodeterminaçao dos povos da Amazônia.

Ele também enfatizou que para este movimento avançar "é preciso derrotar o fascismo do governo brasileiro, pelo bem de toda a Humanidade".

Durante a mesa de debates da Campanha Mundial Cidades Resilientes às Mudanças Climáticas, Arnaldo Campos apresentou propostas da prefeitura de Belém na área da macrodrenagem e combate às enchentes, remediação do lixo, manutenção à cobertura florestal das ilhas e apoio às comunidades.

Também foi destacado por Luiz Arnaldo Campos no evento que é preciso estreitar o contato e a troca de experiências entre todas as resistências.

Além de aumentar a solidariedade e conexão entre as diversas formas de lutas amazônicas travadas por povos e trabalhadores do Caribe, Pacífico, Europa, Ásia e África e debater um programa pan-amazônico de direitos dos povos.

X Fórum Social Pan-Amazônico

O representante da gestão municipal na COP 26 informou aos presentes na assembleia que será realizado em Belém, entre 28 a 31 de julho de 2022, o X Fórum Social Pan- Amazônico, espaço que debaterá o desenvolvimento de todas as tarefas apresentadas por Campos em seu pronunciamento. Ele fez o convite para todos participarem da preparação do evento.

Na agenda de participação do representante da capital paraense na COP 6, também consta a entrega da carta produzida no Encontro dos Saberes da Amazônia e Mudanças Climáticas, realizado no mês de outubro, em Belém, que reuniu detentores de conhecimentos, representantes de povos tradicionais, movimentos sociais e pesquisadores da Pan-Amazônia.

A 26ª edição da COP iniciou no dia 31 de outubro e segue até 12 de novembro, tendo as questões climáticas como o principal debate.

Texto: Prefeitura Municipal de Belém

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar