Praça Brasil completa 80 anos com programação repleta de atividades

Uma pequena celebração presidida pelo padre Carlos, da paróquia de São Raimundo Nonato, marcou o início das comemorações pelos 80 anos da Praça Brasil, comemorados nesta sexta-feira, 1º de maio.

Em seguida, o professor Almir Kalife, coordenador de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), comandou uma aula de ritmos que reuniu cerca de 100 pessoas, de todas as idades. A dona de casa Teresa Sasaki era uma das mais entusiasmadas. Há 19 anos mora próximo à praça, mas só há cinco começou a frequentar as aulas. "As pessoas deviam ter uma consciência maior da importância de praticar atividades físicas. Sinto falta quando não venho, preciso desse incentivo, dessa energia", explica.

Também para homenagear a Praça Brasil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou o plantio de uma muda de Pau Preto. Técnicos da Semma estiveram no local e, em parceria com os moradores da área, realizaram o plantio. A ação faz parte do projeto "Belém Mais Arborizada", realizado pela Prefeitura de Belém.

"A praça sempre foi um espaço onde a gente procura melhorar nossa qualidade de vida. Então, neste momento em que ela está fazendo 80 anos, é gratificante ser agente desse processo de evolução da praça enquanto espaço público e de lazer", afirmou a presidente da Associação dos Amigos da Praça Brasil, Glória Castro.

Professor de Educação Física da Sejel, Thiago Tobias está na praça todos os dias dando aulas ou orientando sobre o uso correto dos aparelhos da academia ao ar livre, e define a importância da presença da prefeitura de Belém no local. "Essa atividade facilita a socialização deles, muitos nem vêm para praticar exercícios, mas para conversar, servimos até de psicólogos, fazemos parte da comunidade. A praça acabou virando uma segunda família", conclui.

Texto: Fabiana Cabral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar