Governo Federal anuncia auxílio e gera longas filas aos Cras em todo Brasil

Nas últimas semanas, as populações dos municípios brasileiros realizaram uma corrida em direção aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em todo país. O aumento dessa demanda é um sintoma de quanto a população busca formas de acesso a algum tipo de renda para sobreviver, sobretudo, no contexto da pandemia da covid-19.

Depois do governo federal cortar o bolsa família de diversos beneficiários em todo país e encerrar a temporada do auxílio emergencial no primeiro semestre de 2021, as famílias brasileiras vivem as sequelas de uma recessão pandêmica.

O contexto da pandemia agravou a situação de milhões de brasileiros, desempregados, pessoas nas faixas da extrema pobreza, ou seja, pessoas que por domicílio têm renda per capta de até R$ 151,00 – o que corresponde a cerca de 14 milhões de brasileiros (IBGE, 2020). Essas pessoas eram as que, até primeiro semestre de 2021, receberam o Auxílio Emergencial de até R$ 1.200, para quem era beneficiário do Bolsa Família.

No Brasil, esses indicadores apontam um aumento das desigualdades sociais, que atingiram patamares ainda maiores com a pandemia. Um cenário que gera desafios sociais reais em todos os municípios. A pandemia veio para os grandes e pequenos.

Renda Cidadã – A Prefeitura de Belém já demonstrou que sendo, hoje, a quinta capital que mais vacinou a população, a partir dos 12 anos, e a única cidade brasileira que durante a pandemia anunciou, em 2021, um programa de renda cidadã, soube como implementar políticas para enfrentar esses desafios.

Belém criou um programa de Renda Cidadã que, inicialmente, atendeu às mães-solo nessas condições de extrema pobreza. E ainda oferece oportunidades de qualificação em programas sociais para a geração de renda e, futuramente, para o acesso ao crédito como fomento aos pequenos negócios.

Com o anúncio do novo programa do Governo Federal, o Auxílio Brasil, as incertezas aumentam, pois ainda não há transparência sobre os critérios para quem será beneficiário desse auxílio anunciado.

Em Belém, as famílias que vivem essas incertezas estão correndo até aos Cras e da Central do CadÚnico para realizar a atualização ou recadastramento. Bem como para atualizar informações e, assim, se tornarem aptas a quaisquer possibilidades que lhes garantam matar a fome.

No entanto, em julho deste ano, o próprio Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, lançou uma portaria que suspende a necessidade de atualização do cadastro até 27 de janeiro de 2022.

Diante disso, todo beneficiário dos programas sociais não precisam realizar este procedimento por estarem amparados pela portaria, mesmo que seu período esteja vencido.

Busca ativa – A Prefeitura de Belém vai continuar realizando a busca ativa para credenciar novas famílias ao programa municipal Bora Belém, que já cadastrou como beneficiárias cerca de 10 mil famílias. Os mutirões do Bora Belém, bem como os esforços da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para a tarefa de cadastramento no município, acontecerão em ações organizadas na cidade, como ocorreu na última ação que atendeu pelo menos 15 mil pessoas em vários distritos.

Na intenção de esclarecer toda e qualquer dúvida à população, e, assim, evitar as longas e desnecessárias filas em todos os Cras e na Central do CadÚnico, há, diariamente, uma equipe de servidores que realizam nas filas a triagem de cada atendimento – o que tem diminuído o fluxo de quem está indo nesses espaços sem necessidade buscar atendimento.

Aos que precisam, efetivamente, de acolhimento é garantido, de acordo com a especificidade da demanda, atendimento ou agendamento, uma vez que o atendimento do CadÚnico é individualizado e requer tempo para efetivação.

Além disso, foi solicitado o aumento no quantitativo de cadastradores disponíveis em cada Cras, para dar celeridade aos atendimentos. Os 12 Cras da cidade têm atendido cerca de 400 pessoas todos os dias. Além da Central do CadÚnico, que realiza cerca de 600 atendimentos diários.

A procura por atendimento também acontece em virtude do programa municipal de renda cidadã Bora Belém, que visa beneficiar quem está de fora de qualquer programa social. As equipes técnicas têm intensificado as visitas. Com isso alcançaram 9 mil famílias belenenses, com o objetivo de chegar às 22 mil e, assim, garantir um pouco mais de dignidade a quem mais precisa neste momento.

Aos que buscam o cadastramento para o Bora Belém, o atendimento segue normalmente com a realização das inclusões daqueles (as) que atendem aos critérios.

Abaixo, seguem os e-mails, telefones e endereços, para que possam sanar possíveis dúvidas:

CPSB – Coordenação da Proteção Social Básica
E-mail: funpapabasica@gmail.com

CadÚnico – centraldocadastrounico@gmail.com – 98421-7529 / 98431-4824 / 3279-5427.

Cras Aurá
E-mail: crasaura@hotmail.com
Telefone Funcional: 3235-5102/98568-2511
Endereço: Rodovia BR-316, Granja Modelo Km 6 – Ananindeua.

Cras Icoaraci
E-mail: crasicoaraci@hotmail.com
Endereço: Rua Manoel Barata, 1.104. Próximo ao fórum de Icoaraci.

Cras Barreiro
E-mail: crasbarreirobelem@gmail.com
Telefone Funcional: 98568-7529
Endereço: Trav. Djalma Dutra, 265. Esquina com Municipalidade.

Cras Jurunas
E-mail: crasjurunas@yahoo.com.br
Telefone Funcional: 98568-3941
Endereço: Rua dos Mundurucus, 360. Entre Trav. de Breves e Av. Bernardo Sayão.

Cras Benguí
E-mail: crasbengui@hotmail.com
Telefone Funcional: 98568-7723
Endereço: Rua Betânia. Alameda Ananindeua, 111.

Cras Mosqueiro
E-mail: crasmosqueiro@gmail.com
Telefone Funcional: 3771-5988
Endereço: Rua Francelina Santos (rua da Bateria), 509. Px a guarda municipal – Farol

Cras Cremação
E-mail: crascremacao@yahoo.com.br
Telefone Funcional: 98568-2630
Endereço: Av. Alcindo Cacela, 2.993. Entre rua São Miguel e rua Fernando Guilhon.

Cras Outeiro
E-mail: crasouteiro@hotmail.com
Telefone Funcional: 98568-2719
Endereço: Avenida Beira Mar, 310. Bairro: São João de Outeiro

Cras Guamá
E-mail: crasguama@outlook.com
Telefone Funcional: 3219-1214
Endereço: Rua Augusto Correa, 494. Esquina com Perimetral.

Cras Pedreira
E-mail: craspedreira@gmail.com
Endereço: Trav. Timbó, 1.557. Entre Av. Visconde de Inhaúma e Av. Marquês de Herval.

Cras Terra Firme
E-mail: crasterrafirme@yahoo.com.br
Telefone Funcional: 98425-9973
Endereço: Trav. Lomas Valentina, 2.585. Entre Almirante Barroso e João Paulo II.

Cras Tapanã
E-mail: crastapana@gmail.com
Telefone Funcional: 98568-3419
Endereço: Rua das Rosas, 194. Entre Augusto Montenegro e rua Yamada.

Texto: Prefeitura Municipal de Belém

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar