Belém sedia o I Torneio Aberto do Brasil de Xadrez

Começa nesta quinta-feira, 30, o “I Torneio Aberto do Brasil Clube de Xadrez da Cidade” com apoio da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. Serão quatro dias de competição reunindo cerca de 50 enxadristas de mais de 10 estados, além do mestre internacional uruguaio Luis Rodi e do mestre internacional argentino Leandro Perdomo. Os jogos, abertos ao público, serão realizados no Hotel Beira Rio. O objetivo do Clube de Xadrez da Cidade Velha, organizador do Torneio, é incluir a cidade de Belém no circuito dos melhores torneios do país, contribuindo para divulgação da cidade, do turismo e do potencial esportivo.

Também participam do evento o Grande Mestre Internacional Rafael Leitão, heptacampeão brasileiro, e atual número 1 do ranking nacional, e o ex-campeão brasileiro Krikor Mekhitarian, ambos da seleção brasileira de xadrez. Estarão presentes ainda, as paulistas Suzana Chang, ex-campeã brasileira, e Julia Alboredo, jogadoras do mais alto nível enxadrístico, ambas mestres reconhecidas pela Federação Internacional de Xadrez.

O torneio faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e permitirá que os atletas computem, simultaneamente, pontos para o ranking nacional e internacional já que o torneio é reconhecido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e classificará atletas dentro do ranking internacional. “O torneio será disputado em um sistema que tem a vantagem de permitir que um grande número de participantes jogue com um número pequeno e determinado de rodadas, sem eliminação. Basicamente os jogadores como o mesmo grupo de pontos jogam entre si. A decisão pelo título ocorre na última rodada quando os jogadores que mais pontuaram no evento se enfrentam. Os participantes também estarão disputando pontos no ranking da federação internacional, de maneira que mesmo aqueles que já não têm chance de vencer o torneio, jogam pela necessidade de uma melhor colocação no evento. É emoção em todas as partidas, da primeira à última rodada”, explica Malcolm Robinson, relações públicas do Clube de Xadrez da Cidade Velha.

Para Malcolm, outro fator fundamental do Torneio é abrir as portas para que crianças e adolescentes se sintam estimulados a praticar o xadrez. “ O xadrez é uma luta de ideias que estimula o desenvolvimento mental dos estudantes, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, de raciocínio e de concentração. Além disso, o xadrez desenvolve a imaginação, educa a atenção e contribui para formar o espírito de investigação, além de provocar criatividade e desenvolver a memória. Tenho certeza que o dia em que o xadrez estiver presente nas escolas de Belém – um dos objetivos do Clube de Xadrez da Cidade Velha -, viveremos numa cidade com melhores perspectivas de desenvolvimento social”, afirma.

A abertura do “I Torneio Aberto do Brasil Clube de Xadrez da Cidade” será nesta quinta-feira,30, às 18h30, no Hotel Beira Rio. Na sexta-feira (1º), as rodadas serão realizadas às 10h e 15h e no sábado, às 15h e 20h. As partidas finais estão marcadas para domingo, ás 9h e 15h. Cada partida pode durar até quatro horas. A programação é aberta ao público.

Texto: Fabiana Cabral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar