Guarda Municipal promove qualificação para porte de arma

A Guarda Municipal de Belém (GMB) deu início, nesta segunda-feira, 13, ao Curso de Habilitação ao Porte de Arma para integrantes da corporação. O curso formará 96 guardas habilitados ao porte, que serão somados aos 430 já qualificados, totalizando 526 homens. A formação assegura o que determina o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que dá à corporação poderes de polícia, com permissão ao porte de arma, em cidades que compõem regiões metropolitanas e municípios com mais de 50 mil habitantes.

O curso está dividido em duas turmas compostas por 48 guardas que recebem aulas teóricas no comando da GMB de 13 a 15 de abril para a primeira turma e, de 20 a 22 de abril para a segunda turma. Aulas práticas de manuseio de arma com treinamento de tiro, serão ministradas em um estande de tiros no município de Benevides.

O curso de habilitação de tiros está sendo ministrado pelo guarda municipal Evaldo Furtado, cadastrado junto à Polícia Federal para essa finalidade, tendo como monitor o guarda Arlindo Guedes.

O subcomandante da Guarda e comandante em exercício, Inspetor José Carlos Oliveira, informa que a Prefeitura de Belém, vem fazendo grandes investimentos na formação do efetivo da GMB, “Todos os cursos oferecidos à corporação são demasiadamente importantes, afinal temos que atualizar técnicas e capacitar todo efetivo ao porte de arma, sendo assim a Guarda Municipal de Belém estará preparada para qualquer situação que possa ocorrer", afirma.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar