"A situação aqui da rua sempre foi só buraco e muita lama. Nunca tinha vindo ninguém pra fazer manutenção, só vinham promessas. A situação era horrível e agora a prefeitura veio fazer o serviço. Nós, finalmente, tiramos o pé da lama e o que falta, agora, é a melhoria do nosso canal do Mártir pra ficar melhor ainda".
O desabafo é de Rosângela Rabelo, 59 anos, moradora da passagem Segundo Ramal do Utinga, por conta das obras de recapeamento asfáltico, realizado, a partir de emenda parlamentar municipal, executadas pela prefeitura, por meio do Programa Belém Bem e Cuidada.
Outros moradores beneficiados com o serviço no Curió-Utinga são os que vivem nas passagens Ana Deusa e Coronel Moisés. As obras, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), estão na fase de finalização, faltando apenas limpeza do Canal do Mártir e sinalização em todo perímetro pavimentado. Mas, mesmo assim, os moradores já sentiram os efeitos de ter uma rua sem lamas e buracos.
Rosângela e outros moradores da área afirmaram que a chuva deixava todos impossibilitados de sair. "Antes aqui era só buraco, lama, não entrava carro e quando chovia e enchia. Com o recapeamento melhorou bastante, vou conseguir fazer minha caminhada, porque a rua toda está asfaltada", enfatizou o educador infantil, Cinaldo da Silva Oliveira, morador há 53 anos na passagem Segundo Ramal do Utinga.
Visita – O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Ivanise Gasparim, e parlamentares municipais, visitaram a finalização das obras de recapeamento das passagens Ana Deusa, Coronel Moisés, Segundo Ramal do Utinga. O momento foi marcado pela conversa com os moradores.
“Andar na comunidade significa detectar problemas, principalmente, na questão de asfaltamento e drenagem de rua. A Sesan está à disposição para ouvir a população e buscar alternativas dentro das nossas possibilidades orçamentárias. Acredito que poucos governos começaram a fazer asfaltamento de ruas no primeiro ano de gestão, como estamos fazendo em parceria com a Câmara Municipal também”, enfatizou o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.
Identificado como um dos maiores bairros da capital paraense, fronteira com o município de Ananindeua, o Curió-Utinga, é uma das localidades que, ao longo de 16 anos, sofria com o abandono. Desde o início da gestão do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a situação mudou. A titular da Sesan comentou sobre a visita que fez, no início deste ano, na comunidade para uma avaliação técnica.
“Estamos construindo as parcerias com os vereadores e esse é um trabalho que a prefeitura vem fazendo para melhorar o trabalho nas comunidades. Além destas ruas aqui e outras que já fizemos, temos mais de 30 que aguardam por esse serviço”, informou Ivanise, que completou dizendo que “provavelmente, vamos passar de 70 ruas que tiveram o serviço de recapeamento realizado”.
Sobre a finalização do trabalho na localidade, a secretária informou que o trabalho definitivo no bairro ocorrerá com a macrodrenagem do Canal do Mártir. Para isso, a Sesan elabora projeto. "Já fizemos o projeto executivo e estamos construindo uma parceria como governo do Estado, para elaborarmos um projeto com alto volume de recursos, onde será preciso mais de R$ 100 milhões para que seja feito”.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								