Uma comissão do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) conferiu os resultados das intervenções e reformas que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Belém no Pronto Socorro Mário Pinotti, no Umarizal, durante visita realizada nesta quinta-feira, 09. A inspeção é uma rotina do sindicato para acompanhar os avanços realizados na saúde de quem precisa de atendimento no único hospital de urgência e emergência de portas abertas da região.
Após verificar a instalação dos novos equipamentos de raio-X, tomógrafo e centrais de ar a comissão viu a conclusão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica recém construída e a reforma da recepção do PSM, onde funciona o acolhimento hospitalar. Os médicos também conferiram a reforma de duas salas do bloco cirúrgico. “Houve melhoria nas instalações e climatização das enfermarias, desde a última visita que o Sindmepa fez ao hospital”, constatou o diretor do sindicato, João Gouveia.
O diretor geral do hospital, Leonardo Lobato, juntamente com o secretário municipal de Saúde Sergio de Amorim Figueiredo e do diretor do departamento de urgência e emergência da Secretaria de Saúde, receberam a direção do Sindmepa para mostrar o trabalho dos médicos que atendem no hospital e a lotação diária do HPSM. “Hoje nós atendemos aqui no Mário Pinotti aproximadamente 400 pessoas por dia, sendo que a maioria ainda é do interior do Estado. Atendemos ainda, os casos que podem ser vistos nas unidades municipais de saúde, mas o usuário prefere vir na emergência dos PSM’s”, explicou o secretário, frisando a importância do trabalho realizado na atenção básica. “Estamos reforçando a atenção básica, que é onde o usuário tem o seu primeiro atendimento, para tentar evitar esta procura grande pelos PSM’s”.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								