Começa nesta sexta-feira,10, em Teresina, no Piauí, o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, que terá a participação de 100 atletas do Pará, entre ele dez judocas do pólo Sejel/ Rancho que integra o Programa Escola de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer.
A Prefeitura de Belém, através da Sejel, disponibilizou ônibus para levar 50 atletas da delegação paraense ao Piauí. Thelleys Valcácio, de Paragominas, foi um dos beneficiados com o transporte gratuito para a competição. “Muitos atletas têm dificuldade de conseguir patrocínio. Saber que não temos que pagar passagem deixa a gente mais tranqüilo, mais focado no só na competição. Essa questão de dinheiro que preocupa bastante”, explicou o atleta que vai competir nas categorias sub 21 e sênior.
Essa é a segunda vez que a Sejel cede ônibus para levar atletas do Pará para competições em outro Estado. A primeira foi em 2014 para Fortaleza. “A Sejel pagaria passagens aéreas para 10 atletas, mas decidiu beneficiar também outros atletas e trocou as passagens pela locação de um ônibus e, assim, levar metade da delegação”, explicou o professor Gilberto Cruz, técnico da equipe da Sejel.
Os judocas do pólo Sejel / Rancho vão disputar nas categorias sub 13, sub 15, sub 21 e sênior, no masculino e feminino. As chances de medalha são consideradas grandes e, até mesmo sem lutar, elas já estão garantidas. “Nós, da Sejel, já temos asseguradas duas medalhas, porque há duas categorias com apenas três atletas inscritos, então duas a gente já tem. Espero que seja de ouro”, conclui o professor.
O Campeonato Brasileiro Regional de Judô será realizado até o domingo,12.
Texto: Fabiana Cabral