UMS Condor orienta usuários para boas práticas de saúde

Tendo em vista o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, ocorridos nos dias 06 e 07 de abril, respectivamente, a Unidade Municipal de Saúde da Condor realizou na tarde desta quarta-feira,8, uma roda de conversas entre usuários e o serviço de nutrição da unidade, para orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre uma boa alimentação e a prática de atividades físicas.

A nutricionista Débora Santa Brígida explicou que as ações educativas são realizadas nas datas comemorativas, com explanação de diversos temas na sala de espera, enquanto os usuários aguardam o atendimento. “Entregamos material educativo e, paralelamente, entregamos algum lanche saudável para que eles vejam que a boa nutrição faz parte do dia a dia”, disse.

Durante as conversas, que duram cerca de 20 minutos, a equipe, que também conta com estudantes do curso de Nutrição da Faculdade Esamaz, enfatiza aos usuários a importância da promoção à saúde e da prevenção de doenças. “Nós queremos que essas pessoas sejam multiplicadores dessas informações em suas residências, na vizinhança, entre amigos, enfim, que entendam a importância da prevenção”, enfatizou a nutricionista.

A dona de casa Aline de Cássia, 34, foi até a unidade agendar a avaliação nutricional para o Bolsa Família e foi surpreendida pela roda de conversas. Ela achou muito interessante a abordagem e parou para ouvir as profissionais. “Eu sou usuária frequente desta unidade e faço uso de todos os serviços, por isso acho muito importante esse momento para nos orientar. Quanto mais conhecimento melhor”, disse.

Entre as dicas de boa nutrição repassadas ao usuários estão o uso de alimentos in natura ou minimamente processado; uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcar em alimentos ou preparações culinárias; evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”); e comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia. “Estas e outras dicas fazem parte do novo Guia Alimentar para a população brasileira, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde”, orientou.

Em relação às atividades físicas, as profissionais orientaram a população a praticar atividades no mínimo duas vezes por semana, conforme orientação profissional. São consideradas atividades físicas a prática esportiva, jogos, ginástica, lutas e danças. "O exercício melhora a respiração, atua preventivamente nas condições que determinam as enfermidades das artérias do coração e têm efeito sobre o sistema digestivo, com a queima de gorduras, produzindo ainda um efeito relaxante sobre o corpo", explicou Débora.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar