Escolas municipais recebem projeto Memórias da Literatura

Deslumbrados e de olhos bastante atentos, alunos acompanhavam as histórias e poesias contadas por professores e colegas em momento literário realizado na Escola Municipal Edson Luís, do bairro do Guamá, na tarde da última terça-feira, 07. O evento marcou o início do projeto Memórias da Literatura 2015, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

A intenção do projeto é estimular a leitura entre estudantes de todas as escolas municipais, através da divulgação da obra e também da história de vida dos escritores, suas inspirações e influências. Entre as atividades são desenvolvidas apresentações culturais, declamação de poemas e outras ações com base na literatura em estudo.

Andrei de Aviz Costa, de 10 anos, era um dos alunos mais envolvidos na programação da tarde literária. Participativo, ele deixava claro o entusiasmo pela leitura. “Já percebi que quanto mais eu leio, aumento a minha criatividade e melhoro as minhas redações. Só esse mês já li quase nove livros”, disse o aluno.

Nos últimos dois anos o projeto abordou obras de autores paraenses. Agora, em 2015, foram definidos 14 escritores, sendo sete brasileiros e sete estrangeiros. Cada escola tem dois autores para trabalhar até o final do ano letivo. Na Escola Edson Luís, os escolhidos foram Monteiro Lobato e o francês, Júlio Verne.

Durante o encontro, o professor e técnico do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismub), Messiano Ramos, fez a apresentação dos dois autores aos alunos. Através do bate papo, procurou aproximar os estudantes do mundo literário e incentivar o aprofundamento de conhecimentos sobre obras, vida e influências dos escritores.

“Estamos aqui para socializar a literatura com os estudantes. Incentivar e fortalecer a relação com a leitura. Até que eles possam enxergar nos livros, uma ferramenta de transformação social”, destacou Messiano.

Ana Cristina Cordeiro, professora da biblioteca, afirma que percebeu avanços no rendimento escolar dos alunos, com o desenvolvimento do projeto literário. “Nós sabemos que a atração pela leitura não é algo que começa do dia para noite. Toda essa aproximação dos alunos com a literatura é gradativa, porém, já percebemos que, com esse incentivo, os alunos melhoraram muito sua produção escrita”, avaliou.

O projeto também teve programação na Escola Silvio Nascimento e deve continuar com atividades até o mês de setembro em 70 unidades da rede municipal de ensino, sempre nas terças e quintas-feiras, em duas delas por vez. Entre os outros autores que serão estudados estão Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Irmãos Grimm e Saint-Exupéry.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar