Belém mantém tradição na malhação de Judas

Aconteceu neste sábado, 4, a malhação de Judas, tradicional brincadeira da Semana Santa. A programação levou muitas pessoas para a Travessa Fernando Guilhon com Av. Alcindo Cacela, no bairro da Cremação, que ainda contaram com uma grande festa organizada pela Fundação Cultural do Município (Fumbel).

Desde a sexta-feira,03, até o sábado, 04, a população aproveitou diversas atrações com artistas como Edilson Moreno. “Foi uma festa para a família paraense, com muito amor e carinho nessa semana santa”, conclui Edilson.

Diversas comunidades católicas têm a tradição de confeccionar bonecos de Judas, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, apostolo que traiu Jesus. A festa é feita para que os bonecos, feitos com altura de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornais, sejam surrados.

A artista plástica Pámela Rodrigues revelou que sempre gostou de participar da tradição. “Eu lembro quando era pequena. Sempre gostei de ver a brincadeira, minha mãe não deixava eu participar por ser menina, mas ia mesmo assim”, relembrou Pámela.

Marcos Marques, Diretor Cultural da Fumbel, explica que o sucesso da programação se deve acima de tudo pela fé que os belemenses têm nessas datas religiosas. “É bom ver isso, uma brincadeira dessas, que vem de anos não perder a força por conta da união do povo”, destaca o diretor.

Texto: Hugo Figueiredo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar