O Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), foi lembrado nas Unidades Municipais de Saúde de Belém durante toda a semana, por meio da Referência Técnica de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que realizou a Semana de Intensificação de Combate à Tuberculose, encerrada nesta sexta-feira,27. A programação incluiu palestras, rodas de conversa, capacitação de profissionais da rede, busca ativa de contatos e ações educativas com a comunidade, entre outras atividades que despertaram a atenção da população para a doença, seus sintomas e tratamento.
As UMSs do Jurunas, Vila da Barca, Tapanã, Cabanagem e Fátima; e as Unidades Estratégias Saúde da Família Galo I, Canal do Pirajá, São Joaquim, Sacramenta, Barreiro I, Canal da Visconde, Parque Amazônia II, Paraíso Verde, Paracuri I, Parque Guajará e Tapanã I, reforçaram o atendimento com orientações e busca de diagnósticos com pessoas em situação de rua. “Nossas atividades educativas são comuns nas unidades, mas nós reforçamos neste período. Ainda coletamos amostras que já estão sendo analisadas”, explicou a coordenadora da referencia técnica municipal, Carlene Castro.
Além disso, servidores da Referência Técnica de Tuberculose e Hanseníase realizaram o Inquérito de Baciloscopia na população em situação de rua atendida no Centro de Referência e Assistência Social (Creas) de Mosqueiro, na Casa de Acolhimento a Moradores de Rua (Camar) e no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP), buscando o fortalecimento da rede de atenção às populações mais vulneráveis.
“Todas as UMSs da capital paraense oferecem tratamento gratuito e contínuo para as pessoas diagnosticadas com tuberculose, então, se alguém tiver suspeita, precisa procurar a unidade mais próxima para realizar exames e caso precise, dar início ao tratamento”, reforçou o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo.
Texto: Kezia Carvalho