Cerca de 450 atendimentos em ações de saúde para feirantes e visitantes do principal ponto turístico da capital paraense foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na manhã desta sexta-feira,27, no aniversário de 388 anos do Ver-o-Peso.
A Sesma ofereceu serviços de verificação de pressão arterial, abordagem educativa sobre prevenção e controle do diabetes e hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais, prevenção do tabagismo e de doenças como a dengue, chikungunya, leptospirose e doença de chagas.
Também realizados testes rápidos de HIV, atendimento médico, avaliação nutricional, vacinação, emissão do cartão SUS,avaliação da saúde bucal, distribuição de preservativos masculinos e femininos e orientações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos e o selo de qualidade do açaí.
A coordenadora da Referência Técnica de Controle do Tabagismo, Jacileia Costa, relatou a grande aceitação do público do Ver-o-Peso com a ação de saúde. Segundo ela, houve uma procura muito grande pelo serviço e pelas orientações dos profissionais da Sesma. “Nós avaliamos os casos e já encaminhamos para as unidades de saúde. É muito importante este atendimento para fortalecer ainda mais a saúde como prevenção”, destacou.
Para a dona de casa Joana Marins, 56 anos, além do bolo, o que ela mais espera no aniversário do Ver-o-Peso são os serviços oferecidos pela prefeitura em um só lugar. “Eu sempre venho no aniversário da feira e faço logo tudo. Mas o melhor foi poder pegar as informações sobre o açaí, que é bom pra gente ficar orientada e também da doença de chagas, que tem tudo a ver comigo, que tomo açaí todo dia”, disse.
Falando em alimentação, a Sesma, em parceria com a Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e alunos do 8º semestre do curso de nutrição Universidade da Amazônia, realizou avaliação nutricional de 60 pessoas durante esta manhã. A equipe também contou com o apoio da nutricionista do Centro de Especialidades Médico Odontológicas (Cemo), Elenilda Cavalcante.
De acordo com Bruna Lorrane, coordenadora da Copsan, os atendimentos nutricionais, com a distribuição de folderes informativos, foram ferramentas utilizadas para divulgar e fortalecer a rede de atendimento municipal. “Esta ação é, sobretudo, prevenção. Com uma alimentação saudável, balanceada podemos combater a desnutrição e outras doenças decorrentes da má alimentação. Esta gestão está focada no valor nutricional dos alimentos que são nossos, como a manga e o açaí. Para isso, estamos com parcerias com faculdades e outras instituições que possam nos ajudar a construir um Guia de Alimentação Regional”, explicou a coordenadora.
Dos 60 atendimentos realizados pela equipe de nutrição, 30 eram adultos, 24 idosos e seis crianças e/ou adolescentes. Dos adultos, 13% estavam bem nutridos, 47% com sobrepeso e 40% obesos. Dos idosos, 42% estavam bem nutridos, 58% com excesso de peso. Entre as crianças/adolescentes, 50% estavam bem nutridas, 17% com sobrepeso e 33% com obesidade. No total, 47 mulheres e 13 homens foram avaliados hoje.
Para Thaís Granado, coordenadora Referência Técnica de Nutrição da Sesma, os resultados de hoje foram impressionantes pelo volume de pessoas com sobrepeso e obesidade. Ela ressaltou que também foram avaliados os riscos cardiovasculares e de diabetes destas pessoas. “A nossa conclusão é de que precisamos fortalecer ainda mais as ações com foco na alimentação saudável e incentivar a busca pela orientação nutricional”, esclareceu.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								