Os alunos da Escola Municipal “Palmira Lins Carvalho”, localizada no bairro da Marambaia, receberam o Projeto Guarda Amigo da Escola, na manhã desta sexta-feira, 27. Aproximadamente 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 14 anos participaram da programação que levou orientações básicas de segurança individual e coletiva para a comunidade escolar.
Por meio de ações sócio pedagógicas, apresentações e conversa com estudantes, professores e moradores, os representantes da GMB explicaram o papel e a missão da Guarda Municipal de Belém, que também levou ao local a Banda de Música e homens do Grupamento de Ações Táticas com Cães. O guarda Joavan, responsável pela apresentação do canil da GMB, e os guardas Edilberto e Pâmela comandaram uma demonstração de atuação dos os cães Apollo e Ieda e mostraram de que forma eles contribuem com o combate à criminalidade. No total o canil da GMB dispõe de 11 cães, nove de guarda e dois farejadores.
Para Rosane do Socorro Almeida, mãe de um aluno, “o projeto só vem somar, uma vez que nos orienta, e faz despertar em nós a questão da segurança compartilhada, e ainda nos informa qual o papel da Guarda Municipal dentro do contexto de segurança".
A diretora da Escola Palmira Lins, professora Kátia Neves, ressalta que o projeto da Guarda já se estabeleceu no calendário escolar. "Tenho certeza que vai somente acrescentar para nós enquanto educadores, pois desmitifica que a GMB só atua de forma ostensiva e aproxima a comunidade, não só escolar como do entorno da instituição, de forma bem clara e preventiva", declarou.
“O nosso projeto Guarda Amigo da Escola, veio trazer para a comunidade orientações comportamentais básicas e até quebrar paradigmas de que a GMB só atua de forma ostensiva. A prevenção ainda é o melhor instrumento de combater o crime”, defendeu o Para o subcomandante da GMB, inspetor José Carlos Oliveira.
A Guarda Municipal de Belém faz a cobertura de segurança em 52 escolas da rede municipal de ensino com guardas fixos. "A idéia é levar inicialmente para estas escolas atendidas pela GMB o projeto. Após serem atendidas as 52 escolas, iremos atender as outras 156 escolas que contam com apoio da GMB com rondas volantes, informou o subcomandante.
Texto: Lucelia Fernandes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								