As feiras do Tapanã, Cabanagem e parte das Avenidas Augusto Montenegro e Independência, passaram por ações de ordenamento na manhã desta sexta-feira, 20, para retirada de propagandas irregulares das vias públicas. A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), faz parte de uma operação integrada dos órgãos de segurança pública para combater a criminalidade e as irregularidades nas zonas periféricas de Belém.
Ao todo 16 placas, 14 faixas e dois banners foram apreendidos e levados para os depósitos da Secon. De acordo com o diretor de Comércio, Publicidade e Vias Públicas da Secon, Bruno Raiol, “a ação ocorreu com base ao cumprimento do Código de Postura do município, já que os materiais publicitários estavam poluindo o visual da cidade e impedindo o direito de ir e vir das pessoas que passavam pelas calçadas”.
Além disso, cerca de 200 mídias piratas comercializadas ilegalmente na feira do Tapanã foram recolhidas pela Polícia Civil. Segundo a delegada Vera Batista, da Delegacia do Consumidor (Decon), “o ordenamento nas feiras municipais também faz parte de ações de segurança e ordem pública, por isso, o apoio da Secon é fundamental nesta operação”.
A operação, que conta com os efetivos da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Secretaria Municipal de Economia (Secon), terá continuidade durante todo o final de semana nos bairros do Tapanã, Cabanagem e Pratinha e encerra na próxima segunda-feira, 23.
Texto: Roberta Corrêa