Secon cadastra peixeiros do interior do Estado

Com a publicação no último dia 16, do Decreto Municipal nº 82.285/15 que garante o abastecimento do pescado na capital durante o período da Semana Santa, aumentou na Secretaria Municipal de Economia (Secon)o movimento de vendedores de peixe vindos de outros municípios, para dar entrada na guia de transporte do pescado.

O decreto, que vigora até o dia 03 de abril, tem mobilizado os órgãos municipais e estaduais para monitorar a entrada e saída do pescado. “Dessa maneira, podemos equilibrar a demanda interna do produto e o preço final do peixe oferecido ao consumidor neste período”, explicou o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.

De acordo com a normativa, “o credenciamento dos interessados em realizar o transporte do pescado que chega aos portos de Belém, para outras localidades, deverá ser feito junto à Secon, através de documentos oficiais encaminhados pelas prefeituras municipais, onde devem constar o nome do responsável e a placa do veículo transportado”.

Max Douglas veio de Abaetetuba para comprar cerca de 1.400kg de pescado na Pedra do Peixe, no Complexo do Ver-o-Peso. O comerciante revelou que “nesta época do ano é comum a vinda diária a Belém para reabastecer as feiras e localidades próximas ao município, por isso, ter essa autorização é importante parar garantir as vendas”.

Devido à grande movimentação na Pedra do Peixe, o prolongamento nos horários de funcionamento do Ver-o-Peso durante a vigência do decreto foi também uma alternativa que a Prefeitura de Belém encontrou para colaborar com a lucratividade desse trabalhadores. Para tanto, a Pedra do Peixe está em atividade das 00h-7h, e o Mercado de Ferro, das 00h às 13h.

Um esquema operacional envolvendo os diversos órgãos municipais, através do Núcleo Cuida Belém, já colocou à disposição um efetivo da Guarda Municipal (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretarias Municipais de Economia (Secon), Saneamento (Sesan), Saúde (Sesma) e Urbanismo (Seurb), para oferecer apoio aos trabalhadores da Pedra e do Mercado de Peixe durante a Semana Santa.

Como somente será permitida a circulação intermunicipal a partir de Belém, com o cadastramento prévio na Secon, o órgão preparou uma equipe direcionada apenas para esse atendimento, que ocorre das 8h às 16h, na sede da Secretaria, localizada na Travessa Piedade, 651, Reduto.

Texto: Roberta Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar