PMB promove workshop para fomentar e qualificar a educação especial

Com o tema “Iniciação à audiodescrição para deficientes visuais”, a Prefeitura de Belém, através do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, realiza, até esta quinta-feira, 12, workshop para qualificar e fomentar as discussões sobre inclusão educacional dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino.

Gestores, professores, estagiários e demais funcionários da comunidade escolar, participam do processo de formação. É o caso do estagiário do Crie, Banilson Nascimento, que pretende crescer na profissão. “Este curso é de extrema importância, para que eu possa conhecer mais a área da deficiência visual. Pretendo ser professor e ajudar cada vez mais estas pessoas”.

Durante o workshop, os alunos aprendem como atender as necessidades de um deficiente visual em relação a imagens, como por exemplo, descrever um filme, fotos, locais, entre outros.

“Essa temática é inovadora e bastante necessária para ajudar os deficientes a terem ideia das imagens, poder construir dentro da mente o que não podem ver. A aula é com leituras e prática, onde é passado vídeos e os alunos vão descrevendo. Há poucos profissionais em Belém que sabem trabalhar com audiodescrição, por isso a importância deste curso”, pontuou o professor do Crie, Aguinaldo Barros.

Além do workshop sobre audiodescrição, durante todo o mês de março serão oferecidos cursos com temáticas diversificadas e baseadas na realidade dos alunos da rede municipal de ensino, para construção de novos conhecimentos.

“O objetivo principal é de nos tornarmos uma sociedade cada vez mais inclusiva. Por isso os cursos, não só para comunidade escolar, mas também para quem convive com pessoas que têm algum tipo de deficiência. É a primeira vez que o workshop sobre audiodescrição é realizado em Belém e ficamos felizes, pois a procura foi muito grande”, declarou a coordenadora do Crie, Denise Costa.

Sobre o Crie

O Crie é o Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, que integra a Secretaria Municipal de Educação, e atende alunos com deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual, múltipla, com altas habilidades/superdotação ou transtorno do espectro autista, matriculados nas escolas públicas do município de Belém, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, que já possua o laudo médico atestando a deficiência, ou não.

O Crie realiza a inclusão do aluno com deficiência nas turmas regulares, intermediando a presença de um apoio pedagógico exclusivo ao estudante, colaborando assim com as atividades realizadas pelos professores. De duas a três vezes por semana, os estudantes recebem o atendimento educacional especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com o objetivo de aprimorar suas habilidades.

Em Belém, existem 43 escolas públicas municipais que possuem as SRM. Nestas salas, há mobílias, recursos de tecnologia assistiva, como sorobã, que é uma espécie de calculadora adaptada para deficientes visuais, teclado adaptado, jogos e software, além de outros objetos que auxiliam no desenvolvimento de cada aluno.

Como maneira de integrar a pessoa com deficiência e apresentar a sociedade os valores, o potencial e as habilidades artísticas dos estudantes, o Crie por meio do Programa Artes Cênicas, Expressão e Inclusão, desenvolve ao longo do ano várias ações, entre elas estão: Crie Folia, Auto do Círio, Auto de Natal e o Arrastão Cultural. O centro também promove o encontro de famílias, participação em desfile escolar, blitz da inclusão, passeios e aulas monitoradas em vários pontos turísticos da cidade e a inclusão nas águas, quando acontece o assessoramento aos professores que lecionam em escolas das ilhas próximas a Belém.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar