Belém agora conta com os agentes educadores que foram capacitados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para dar apoio nas campanhas que a divisão de educação para o trânsito do órgão realiza em escolas, bairros e avenidas da cidade.
Os agentes foram orientados quanto a função social do agente de trânsito como agente educador, convivência social no trabalho, a cidadania no trânsito, o perfil do agente educador e técnicas de abordagem. Durante a cerminônia de encerramento do curso, a superintendente da SeMOB, Maisa Tobias, parabenizou os participantes e disse que acredita na educação como a missão mais importante do órgão.
“A missão de abordar as pessoas na rua é um desafio. Temos uma cidade inteira para mudar e só conseguiremos isso com educação. Se orientarmos as pessoas e mudarmos os comportamentos teremos uma diminuição no número de acidentes”, disse Maisa Tobias.
O psicólogo Carlos Valente, do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran/PA), que ministrou conteúdo durante o curso, congratulou a Semob pela ação e disse que vai levar a iniciativa para o seu órgão, por acreditar que o agente educador seja fundamental para a mudança de comportamento no trânsito.
“Foi uma importante troca de experiência que nos fez ver que é necessário investir na educação junto com a fiscalização e certamente iremos formar, pelo Detran agentes educadores como a Semob fez”, completou.
Jorge Lobato se sentiu honrado em ter sido escolhido como um dos dez novos agentes educadores da Semob e disse que o curso foi fundamental para relembrar conceitos e aprender coisas novas.
“Percebi que há coisas que precisamos melhorar e que referem-se ao nosso comportamento em relação a sociedade, para que possamos contribuir de forma significativa para o trânsito da cidade”, explicou o agente.
< Texto: Nathalia Petta
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								