O portal da Amazônia foi o local escolhido para a realização da Corrida da Mulher, no domingo, 08, ás 6h. A quinta edição do evento terá percurso de 5 km, mas quem ainda não tiver fôlego suficiente pode participar da caminhada de 2,5 quilômetros na mesma programação. Na manhã desta quarta-feira, 04, o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Deivison Alves, coordenou uma reunião com representantes da TV Liberal, Chiptiming, Semob, Guarda Municipal, Sesan, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, todos diretamente envolvidos na realização da prova. Serão mais de 60 pessoas distribuídas ao longo de todo o percurso para garantir a segurança das participantes.
A partir das 5h da madrugada de domingo todas as ruas no entorno do Portal serão total ou parcialmente interditadas por agentes da Semob e da Guarda Municipal, com o apoio da PM. “Os ônibus não vão poder transitar da Tamandaré até a entrada do Portal, o fluxo vai ser desviado pela Tamandaré para a 16 de novembro. Os motoristas não serão proibidos de entrar nas transversais, mas vão ter que ter mais cuidado e como o horário é propício a um menor fluxo de veículos os agentes estarão lá para orientar os condutores e garantir a segurança das corredoras”, afirma Pedro Paulo Oliveira, coordenador de Trânsito da Semob.
A interdição de vias é um dos fatores que mais pesaram na decisão de escolher o Portal como largada e chegada da Corrida da Mulher. O objetivo da coordenação da prova é evitar que a população seja prejudicada pelo fechamento de ruas vitais para a mobilidade da cidade, como explica Paulo César dos Santos , da Chiptiming. “Um evento esportivo precisa ser visto pela população como algo bom, positivo, que traga benefícios para a sociedade e esse impacto de fazer uma interdição pública de grande acesso prejudica ambas as partes. Então, estamos tentando uma solução através de locais que provoquem menos impacto e o Portal essa característica muito particular de já ser uma área de lazer e com pequeno fluxo de veículos”.
A escolha do local também foi festejada por quem vai participar da prova. Letícia Ribeiro começou a correr há seis meses e todos os finais de semana freqüenta o Portal com amigos. “Já sou praticamente íntima daquela pista”, conta aos risos. “Acho que isso vai me ajudar a completar o percurso, sem contar que o lugar é lindo”, disse a universitária.
Para o gerente de Marketing da TV Liberal, Ribeiro Jr, a quarta edição da Corrida da Mulher mostra que a sintonia entre a iniciativa privada e o poder público está cada vez mais afinada para garantir qualidade aos eventos de grande porte. “A idéia dessa parceria é que possamos nos aprimorar a cada prova e é o que realmente está acontecendo, gerando benefícios e qualidade não só para evento em si, mas para oferecer o melhor para as mulheres que participam dele em busca de saúde e qualidade de vida”.
O secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Deivison Alves, compartilha dessa opinião. “Essa é uma corrida que já entrou para o calendário oficial de eventos da prefeitura e é muito especial porque homenageia o Dia Internacional da Mulher e nós, como gestão pública, através da Sejel, fazemos a nossa parte junto às autoridades para garantir segurança, em todos os sentidos, e principalmente a oportunidade da prática esportiva que é o dever da secretaria. Para nós é sempre uma satisfação apoiar eventos como esse”, conclui o secretário.
Percurso:
Portal, Rua do Arsenal, Rua de Óbidos, Rua Ângelo Custódio, Avenida Tamandaré, Rua Dr. Assis, Passagem Soares Carneiro, Rua do Arsenal e Portal.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								