Mais de 3 mil animais foram vacinados neste sábado,28, em mais uma etapa de intensificação da vacinação antirrábica em Belém, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Desta vez foram imunizados os cães e gatos do distrito de Icoaraci. A campanha prossegue nos próximos finais de semana de março em outros bairros que ainda não atingiram a meta de vacinação.
De acordo com Eliomar Sousa, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Belém, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, foram colocados 20 postos volantes, compostos de três vacinadores e um registrador, circulando pelas ruas dos bairros do Tenoné, Agulha, Ponta Grossa, Cruzeiro e Campina. “Os técnicos foram de casa em casa chamando a comunidade, que participou levando seu animal de estimação para tomar a vacina. Esse engajamento é muito importante para o controle da circulação do vírus rábico no município”, explicou.
Dona da gatinha Melry, de idade desconhecida, Mariza Paulo aproveitou a parada da equipe em frente à sua casa para vacinar a companheira de muitos anos. “Essa gatinha ganhei de um vizinho e me apeguei muito a ela. Ela não foi vacinada na campanha passada porque ela sumiu, mas sempre procuro cuidar dela direitinho e sei da importância dessa vacina. Gostei dessa iniciativa de trazer pro bairro”, disse.
A intensificação da vacinação antirrábica continua em todos os finais de semana de março, seguindo o seguinte cronograma: 07/03, serão imunizados os animais da Terra Firme e Parque Amazônia I e II; em 14/03, será a vez dos bairros da Cremação, Radional e Condor; em 21/03 serão vacinados os cães e gatos do Marco; e em 28/03 os animais do Castanheira.
O veterinário do CCZ faz um apelo à população. “Os agentes de controle de endemias estão avisando com antecedência sobre a passagem dos postos volantes. Fique atento. Não deixe de vacinar o seu cachorro ou o seu gato. Não importa quantos animais você tem. Estamos fazendo este trabalho para vacinar todos. A raiva é um vírus letal, que não tem cura. A maior prevenção é a vacinação dos animais domésticos”, conclui Eliomar.
Devem ser vacinados cães e gatos saudáveis, maiores de três meses e fêmeas não prenhes. Os donos receberão dos técnicos da Sesma um atestado de imunização do animal que deve ser guardado para comprovação da vacina, caso o animal morda alguma pessoa, o que vai sinalizar o tratamento de prevenção contra raiva.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								