Sesma vacina meninas de 9 a 11 anos contra o vírus HPV

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), vai dar continuidade à vacinação contra o vírus HPV, na próxima segunda-feira ,02. Nesta etapa, a vacina será destinada às meninas de 09 a 11 anos. Em Belém, a meta é imunizar 34.242 meninas nesta faixa etária.

A vacinação é feita em três doses (a segunda é ministrada seis meses após a primeira, concluindo-se o ciclo com uma dose de reforço cinco anos após a aplicação da dose inicial) e protege as meninas contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

As meninas de 11 a 13 anos que iniciaram o esquema de vacinação em 2014 e ainda não receberam a segunda dose, poderão procurar as unidades de saúde para dar continuidade ao esquema.

O grupo alvo agora também se estende às mulheres na faixa etária de 9 a 26 anos portadoras do HIV, desde que tenham prescrição médica, a qual deverá ser apresentada no momento da vacina.

Este público, além das unidades de saúde, poderá ter acesso à vacina no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie's). O CTA fica na Avenida Tamandaré, esquina com a Travessa São Pedro, nº 909, e funciona de 8h às 17h.

Desde sua implantação em 2014, a vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades municipais de saúde de Belém. Lembrando que a proteção contra a doença só será garantida com a aplicação das três doses da vacina.

Texto: Priscylla Gester

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar