Com a chegada do Carnaval o número de denúncias de sons com volumes excessivos nas ruas da cidade aumentam. E para evitar esse tipo de reclamação a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vem realizando a operação "Pré-Carnaval de Belém- 2015”.
A ação intensificada no sábado, 31 de janeiro, e domingo, 1º de fevereiro, se concentrou no Portal da Amazônia, Cidade Velha, Praça do Carmo e Conjunto Gleba, entre outros pontos de folia na capital.
A operação tem como objetivo coibir a prática de poluição sonora e garantir o divertimento sem atrapalhar a tranquilidade da população. “As equipes da Semma estiveram nos principais pontos, onde são denunciados abusos no volume dos sons, causando poluição sonora. A ação tem caráter educativo, onde os fiscais orientam primeiramente a população. Em caso de descumprimento ou excessos graves, os proprietários são notificados e/ou multados”, explica a chefe de fiscalização, Ivanelma Gosmes.
Durante o final de semana, mais de 50 veículos foram abordados pelos fiscais por estarem com sons automotivos com volume acima do permitido. Bares e casas de shows também foram fiscalizados.
“A Semma trabalha para coibir a poluição sonora em Belém. Recebemos cerca de 10 denuncias por semana. Porém, esse número chega a dobrar durante os finais de semana próximos ao carnaval”, detalha Ivanelma.
Durante a fiscalização do domingo, a equipe flagrou a casa de show Açaí Biruta, no bairro da Cidade Velha, com excesso de alto-falantes. O responsável pelo evento foi notificado para comparecer à Semma, onde serão tomadas as medidas cabíveis.
Para a estudante Jennifer Miranda, foi possível ver resultados da operação de imediato. “Logo que cheguei com minha família ao Portal, estava muito barulho. Eram vários carros com som, um querendo escutar a música mais alta que o outro. Porém, após a chegada da fiscalização, esse barulho diminuiu e já conseguimos permanecer aqui com tranquilidade. Espero que os proprietários tenham consciência do mal que faz escutar esse som tão alto. Sem contar que incomoda quem está passeando no local”, diz.
Durante a operação "Pré-Carnaval de Belém- 2015”, os fiscais da Semma usaram o decibelímetro, equipamento que mede o nível de ruídos. O volume máximo permitido atualmente é de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis durante a noite. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB).
A população pode denunciar casos de poluição sonora na sede da Semma, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078, ou através do email dmfsemma@gmail.com.
Texto: Ana Paula Azevedo