Cidade Velha e Cremação recebem programações de Carnaval

O mês oficial do Carnaval teve início neste domingo, 01, com muita festa na Cidade Velha. O tradicional Fofó de Belém, comandado por Eloi Iglesias, arrastou centenas de foliões pelas ruas estreitas do bairro, ao som de marchinhas e de músicas do cancioneiro paraense. Irreverente, como de costume, Eloi conduziu o bloco do chão, do lado dos brincantes. “A prefeitura entendeu o espírito da festa e, neste ano, está nos dando todo o apoio necessário para fortalecer ainda mais o Carnaval”, destacou o artista.

Para Eloi, toda a estrutura montada pela PMB é importante não apenas para melhorar a festa, mas para preservar o centro histórico da capital paraense. “Estamos muito perto do aniversário de 400 anos da nossa cidade e ainda há muita gente que não conhece o centro histórico. É exatamente isso que nós, artistas, queremos. Meu bloco é por essa causa e é também para lembrar do teatro de revista, valorizar nossa cultura, nosso patrimônio e fazer esse diálogo”, explicou ele, que já comanda o Fofó há 22 anos.

Foi o que atraiu, por exemplo, a família da funcionária pública Luciana Vieira, de 39 anos. Mãe do pequeno João Arthur, de cinco anos, ela aproveitou para curtir a folia com tranquilidade e animação. “Nós moramos próximo à Cidade Velha e sempre gostamos do Carnaval. Desde que nasceu, o João foi acostumado a vir à festa. Para mim, é muito bom, pois é tranquilo, não tem confusão e dá para nos divertirmos com segurança”, contou.

Portal dos Bairros – Enquanto a folia rolava solta na Cidade Velha, outros bairros de Belém também recebiam programações de Carnaval, com o chamado Portal dos Bairros. Na Cremação, um palco foi armado no cruzamento da avenida Alcindo Cacela com a Fernando Guilhon. No local, diversas atrações se apresentaram ao longo da noite, mas a principal delas foi a bateria da Associação Carnavalesca Xodó da Nega, do próprio bairro, que aproveitou para afinar os últimos detalhes para o desfile no grupo especial do Carnaval de Belém, marcado para o próximo sábado, 7, na Aldeia Amazônica.

“O Xodó da Nega trabalhou o ano todo e está preparado para abrir o desfile do grupo especial das escolas de samba de Belém. Estamos dividindo e pedindo o apoio de todo o bairro da Cremação para conseguirmos as notas de que precisamos para sermos campeões”, enfatizou o diretor da escola, Pedro Paulo Ribeiro. Ele agradeceu, ainda, à PMB e à Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) pela organização do Carnaval neste ano. “Agradecemos à Prefeitura e à Fumbel pelo belíssimo evento, que só faz engradecer ainda mais nossa cultura popular”, completou.

A população da Cremação cantou com afinco o samba enredo da escola, que faz uma homenagem às mulheres africanas. A porta bandeira Nadja “Graciosidade” animou ainda mais os brincantes com uma empolgante apresentação ao lado do parceiro, o mestre sala Caio Manfred. “Faz doze anos que estamos nesse trabalho e, para nós, sempre que o dia do desfile está se aproximando é uma alegria muito grande, pois trabalhamos o ano inteiro para isso. É uma grande emoção”, resumiu. A dupla se exibiu no Portal dos Bairros ao som da bateria da Xodó da Nega, que conta com 180 ritmistas comandados pelo mestre Henrique.

Texto: Elck Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar