Alunos participam de palestras do I Curso de Jardinagem e Manutenção de Jardins

Cerca de 100 alunos participaram nesta segunda-feira, 26, do início das aulas teóricas do I Curso de Jardinagem e Manutenção de Jardins para a cidade de Belém, oferecido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As palestras, realizadas no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), foram ministradas pela professora Assucena Tupiassú, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

“Esse curso está sendo de grande importância para esses alunos, pois é uma experiência nova, uma vez que a maioria nunca tinha tido aulas com teorias. Alguns já tinham plantado, mas sem base. A partir do curso eles estão sendo capacitados, com conhecimento diversificado de técnicas. E a Semma pretende dar oportunidade de forma permanente, com a parceria do Senar, através da Escola de Jardinagem”, diz a Diretora Geral da Semma, Oro Serruya. Ela completa dizendo que com a criação da escola, que está em fase de elaboração, serão dadas continuidades nos cursos de paisagismo em residências, ornamentação e paisagismo em fase avançada, entre outras.

O curso segue até a sexta-feira, 30, pretende formar mão de obra na área de jardinagem. A carga horária do curso é de 60 horas. Ao todo foram oferecidas 100 vagas, divididas em cinco turmas. Cada turma teve uma semana de aulas prática, que foram realizadas no Bosque Rodrigues Alves, Praça Milton Trindade (Horto Municipal), Museu Emilio Goeldi, Ufra e Embrapa.

Durante as palestras desta segunda-feira, 26, foram abordados assuntos como jardinagem urbana, paisagística, modo de plantio de grandes grupos, além de mostrar tipos de jardins e como se faz a manutenção de jardins.

“Fazer jardins deixa os lugares mais bonitos. Muitas pessoas não sabem, mas a jardinagem traz um retorno financeiro muito grande. Um bom exemplo disso são imóveis que chegam a aumentar cerca de 16% após a criação de um jardim, em alguns estados do Brasil e do mundo. E essa área não é tão difícil como parece”, explica a professora Assucena Tupiassú, de São Paulo.

“Vale lembrar que não existe regra. Cada jardim é feito de uma maneira diferente, dependendo do sol, do vento, do solo. Não adianta uma regra, tem que existir um olhar diferenciado. Porém todos os jardins requerem muito cuidados. Mas o principal é ter um olhar diferenciado e cada vez mais se aprimorar”, completa Assucena.

A parte teórica abordará ainda os tipos de solo, adubos, necessidades nutricional das plantas, os métodos de produção de mudas, como drenar e adubar os canteiros. Ao final do curso, todos os alunos receberão certificado de participação.

Para a aluna Elizabeth Rocha, a oportunidade está sendo de grande importância. “Eu trabalho rastelando jardins, mas nunca tinha tido a oportunidade de aprender como se planta. E com o curso eu aprendi muitas informações que irei utilizar durante meu trabalho. Agora eu não quero só limpar os jardins, eu também quero criar”.

No decorrer da semana, representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor) também ministrarão palestras. O encerramento do curso acontece com uma cerimônia no dia 05 de fevereiro, quando serão entregues os certificados aos participantes.

O I Curso de Jardinagem e Manutenção de Jardins para a cidade de Belém iniciou no dia 12 de janeiro, quando os alunos foram para logradouros públicos aprender sobre o paisagismo usado nas praças da capital.

O evento é uma realização da Prefeitura de Belém, através da Semma, com patrocínio do Senar/Faepa. Além de contar com o apoio e participação da UFRA, Ideflor, Embrapa, Museu Emílio Goelde.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar