Belém oferece diversas opções para quem quer antecipar o Carnaval

Oficialmente o Carnaval acontece só em fevereiro. Em Belém, no entanto, a Folia de Momo já começou. Desde o último dia 11, o bairro da Cidade Velha e o Portal da Amazônia oferecem programações especiais para quem já quer entrar no ritmo da festa, cujo ápice é o desfile de escolas de samba e de blocos que, neste ano, ocorre entre os dias 06 e 17 de fevereiro, na capital e nos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci.

Os chamados pré-carnavais são excelentes opções para quem quer se divertir. A prefeitura de Belém realiza, todos os domingos, no Portal da Amazônia, o chamado pré-Carnaval “de todas as tribos, todos os gostos”, que envolve shows de bandas de fanfarra, axé, brega, entre outros ritmos, em um palco armado em plena orla de Belém.

São, ao todo, sete domingos de programação. A expectativa é de um público de 15 a 20 mil a cada domingo. Os shows acontecem das 17h às 22 horas e o trânsito no local é interrompido a partir das 16 horas. Homens da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) organizam o fluxo de veículos. Neste domingo, 25, a programação inclui apresentações da banda de fanfarra Las Vegas; grupo Cabanagem e banda Xeiro Verde.

“Esse pré-carnaval envolve secretarias do Estado e da Prefeitura para que se ofereça todo o atendimento ao público, desde a questão do trânsito até a organização dos ambulantes, lembrando que mesmo para aqueles que não quiserem curtir o Carnaval, é possível usufruir do Portal, pois haverá espaço para todos. Os shows acontecem em uma área específica. Para se ter ideia, esperamos um público de 40 mil pessoas na orla toda, das quais de 15 a 20 mil devem se concentrar na área do Carnaval”, explica o diretor cultural da Fumbel, Marcos Marques.

Além disso, por diversos bairros de Belém e dos distritos (Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci) acontecem os chamados “Portais da Folia”, que são os desfiles organizados dos blocos de rua daquela determinada região. “Recebemos, em média, 160 pedidos de blocos de ruas de vários bairros, pedindo autorização para desfiles. Então, a Fumbel decidiu mapear esses blocos e organizá-los em um bairro central para que eles possam realizar a sua festa, tanto na capital, como nos distritos, tudo com o apoio e estrutura do poder público”, observa Marques.

Neste domingo, 25, os “Portais da Folia” acontecem em Outeiro (estacionamento da Praia Grande) e no bairro da Condor (Padre Eutíquio com Bernardo Sayão), das 17 às 22 horas, com as atrações Pagode do Bilão, Bateria da Alegria, Alegria e banda Anjos do Melody.

Cidade Velha – Neste ano, em parceria com onze blocos de rua e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a prefeitura de Belém está ordenando o desfile de blocos de Carnaval na Cidade Velha, que tradicionalmente acontece entre janeiro e fevereiro.

Após uma série de reuniões com os representantes dos blocos, ficaram acordadas medidas como o estabelecimento do horário de encerramento dos desfiles, às 23h30, e a proibição de som automotivo em todo o trajeto dos blocos.

O percurso oficial do Carnaval no bairro é a rua Doutor Assis. Não haverá palcos instalados ao longo desse corredor. Cada bloco poderá ter, no máximo, um mini trio: os trios elétricos não serão permitidos.

Todos os blocos terão horários para se concentrar e duas horas para percorrer o trajeto, além de terem horários específicos para a dispersão.

Por isso, a partir das 13 horas de todos os domingos, a partir do último dia 11, até a terça-feira gorda de Carnaval, no dia 17 de fevereiro, o trânsito na área será modificado. A Semob vai interditar a rua Dr. Malcher, a rua Doutor Assis e a travessa Siqueira Mendes, entre 13 e 22h, com liberação apenas para carros de moradores, mediante apresentação de comprovante de residência. Às 23h30, os aparelhos de som deverão ser desligados e os bares, fechados. À meia-noite, equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) darão início à limpeza da área.

A prefeitura de Belém garante, ainda, banheiros químicos móveis e um posto de saúde fixo para atender os casos emergenciais dos brincantes que estarão na folia.

Outra inovação foi a mudança no valor da taxa que deve ser paga ao município para a permissão dos blocos na rua. Neste ano, cada bloco deverá pagar apenas o valor de R$ 160 à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“Nós, que organizamos os blocos, sentíamos falta desse diálogo com o poder público, que é um agente fundamental nesse processo. Com a parceria da prefeitura de Belém, certamente, vamos ter um Carnaval muito mais organizado, limpo e livre de um conjunto de problemas que antes aconteciam e que em grandes capitais já foram superados, como Recife e Rio de Janeiro. Queremos que o Carnaval de blocos de Belém chegue a esse nível e possamos atrair cada vez mais turistas para cá”, avalia o publicitário Márcio Bastos, um dos organizadores do bloco Elka, que chega à sua nona edição e que toma as ruas da Cidade Velha no próximo dia 31 de janeiro.

Neste sábado, 24, quem desfila pela Cidade Velha são os blocos Açaí Vip e Bloco do Trio, com concentração a partir das 16 horas. O primeiro tem chegada na casa de show Los Piratas e o segundo, na casa de shows Açaí Biruta.

No domingo, 25, será a vez do Fofó do Lino e do Fofó de Belém ganharem as ruas da Cidade Velha, também a partir das 16 horas.

Texto: Elck Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar