Para alcançar a meta de 90% da população de cães e gatos vacinados contra a raiva no município de Belém, conforme estipula o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado,24, a intensificação da vacinação antirrábica de cães e gatos nos bairros do Jurunas e Guamá, de 8h às 13h.
Serão espalhados 60 postos nestes bairros, sendo alguns volantes que irão de casa em casa, visando atingir os animais não imunizados. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Altevir Lopes, a vacinação é de importante para o controle da circulação do vírus rábico. Em Belém, há mais de 30 anos não ocorrem registros de casos da doença em humanos e há mais de 11 anos não ocorrem casos de raiva animal.
“A raiva é uma doença de ação no Sistema Nervoso Central, com baixa morbidade e alta letalidade, ou seja, poucos adoecem, mas todos que adoecem morrem, pois ainda não existe cura para ela. O que existe é a prevenção, feita por meio da vacinação dos animais domésticos”, frisa Altevir.
Podem ser vacinados cães e gatos maiores de três meses e fêmeas não prenhes. Os donos receberão dos técnicos da Sesma um atestado de imunização do animal que deve ser guardado para comprovação da vacina, caso o animal morda alguma pessoa, o que vai sinalizar o tratamento de prevenção contra raiva.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								