Semec promove semana cultural com autores paraenses

Ainda em comemoração aos 399 anos de Belém, celebrado no último dia 12, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 16, o encerramento da programação especial de aniversário da cidade que incluiu a exposição de banners e caricaturas de autores paraenses que participaram do Projeto Memória da Literatura do Pará em 2014.

A reunião ocorreu no Salão Pérola da Secretaria com a presença de alunos da rede, pais, diretores, escritores e servidores.

O objetivo do projeto é despertar a valorização da cultura e literatura paraense de forma a incentivar os alunos da rede à prática da leitura e escrita. No encerramento houve apresentações de danças, performance teatral e homenagens aos autores paraenses.

"É uma oportunidade muito grande poder gerenciar este trabalho bonito, pois despertamos e mostramos talentos desenvolvidos pelos nossos alunos, além de combatermos o currículo fragmentado trazendo a perspectiva interdisciplinar para nosso cotidiano escolar", disse o diretor Alcemir Rodrigues, da Escola Municipal Gabriel Lage.

No evento estiveram presentes grandes nomes paraenses como o escritor Paulo Nunes, Juraci Siqueira, Alfredo Garcia e outros. Emocionados, os escritores destacaram a importância dessa reafirmação cultural desenvolvida por alunos da rede municipal.

Para Juraci Siqueira o projeto é necessário já que envolve autores mais antigos e também os atuais. "É de fundamental importância mostrar grandes pessoas e grandes trabalhos para esta nova geração, tanto os que já se foram e estão sendo lembrados, quanto nós aqui presentes". "Hoje muitos alunos tem mais vontade de ler e escrever poesias e dizem se inspirar em mim, é muito bom ver esse reconhecimento através do projeto realizado nas escolas do município", completou o autor.

O projeto Memória da Literatura do Pará envolve todas as escolas municipais e segundo o autor paraense Walcyr Monteiro já tem uma grande dimensão. “Presenciei toda a abrangência do projeto e hoje quero agradecer a Semec e ao Sismube pela oportunidade em geral, sem dúvidas o projeto é um exemplo a ser seguido já que nosso trabalho está tendo um efeito multiplicador. Vemos que os alunos já estão conquistando os seus próprios espaços", frisou.

O público ficou encantado com tanta alegria repassada pelos alunos através das apresentações de lendas e músicas tipicamente amazônicas. "É como se eu fosse mesmo a moça do táxi, o projeto me possibilita viver a poesia e estar aqui é muito bom já que posso representar a cultura da minha Belém do Pará", disse a aluna Nicole Lima, do 2º ano da Escola Municipal Comandante Klautau.

A aluna Agatha Isaura, da Escola Municipal Gabriel Lage, afirma ter orgulho de ser paraense e agradece a participação no projeto. "Em nome da minha escola agradeço à Prefeitura de Belém por nos deixar viver este grande momento, eu desejo que o projeto continue sempre", contou.

No final do evento os escritores paraenses receberam suas caricaturas, feitas pelos próprios alunos da rede municipal.

Texto: Natasha Albarado

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar