Praça Batista Campos recebe novas mudas ornamentais

Um dos principais pontos turísticos de Belém, a Praça Batista Campos, recebeu nesta quinta-feira, 15, novas mudas ornamentais que irão compor o paisagismo do local. O plantio faz parte “I Curso de Jardinagem e Manutenção de Jardins para a Cidade de Belém”, oferecido pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso tem como objetivo formar a população para realizar a mão de obra na área de jardinagem. “Queremos formar nova mão de obra, já que a área de jardinagem é bastante procurada. E para desenvolver é preciso ter conhecimento teórico e prático. E é isso que a Semma está oferecendo. A partir do curso, essas pessoas poderão atuar aumentando o paisagismo da cidade”, explica a diretora geral da Semma, Oro Serruya. Ela completa dizendo que o curso é o primeiro passo para a criação da escola de jardinagem da prefeitura, onde serão oferecidos com frequência cursos de paisagismo.

Ao todo foram oferecidas 100 vagas, dividas em cinco turmas. A carga horária do curso é de 60 horas. O engenheiro agrônomo Eduardo Quaresma, responsável por ministrar as aulas de uma das turmas, explica a didática das atividades. “Começamos pela teoria e em seguida vamos para a prática, pois só assim eles irão aprender. Durante as aulas eles aprendem a elaborar jardins, o que inclui a adubação, semear novas espécies, manutenção, entre outras atividades, que têm como objetivo incrementar o paisagismo”, detalha. O professor afirma ainda que para participar tem que gostar da área. “A pessoa tem que ter afinidade e ter criatividade, pois assim belíssimos jardins serão criados. E em Belém tem mercado para essa área, já que temos poucos profissionais qualificados”, destaca.

Nesta quinta-feira, 15, a Praça Batista Campos recebeu mais de 500 mudas ornamentais. Entre as espécies que foram plantadas estão begônia, mini copo-de-leite, duranta e tartaruguinha, entre outras.

O aluno Valdeir Silvestre, de 19 anos, conta que sempre teve vontade fazer um curso de jardinagem. “Meus avós tem um sítio e sempre achei que faltavam flores. Então cresci com essa ideia que faria um curso, para poder criar jardins nesse local que é da nossa família. E quando vi essa oportunidade, vim em busca de aprender. E eu estou adorando, pois estou aprendendo cada passo para se criar espaços floridos, que certamente deixarão os espaços mais bonitos”, diz.

Curso

O curso é composto de partes teórica e prática, que estão sendo realizadas no Bosque Rodrigues Alves, Praça Milton Trindade (Horto Municipal), Praça Batista Campos, Museu Emilio Goeldi, UFRA e Embrapa, entre outros.

Na etapa final, que ocorrerá na última semana de janeiro, a professora Assucena Tupiassú, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, ministrará palestras sobre a jardinagem urbana, paisagística, modo de plantio de grandes grupos, além de mostrar tipos de jardins, e, como se faz a manutenção de implantação de jardins.

Também serão abordados os tipos de solo, adubos, necessidades nutricional das plantas, os métodos de produção de mudas, como drenar, adubar os canteiros, entre outros. Ao final do curso, todos os alunos receberão o certificado de participação.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar