Já está em fase de finalização a obra emergencial realizada pela Prefeitura de Belém no Porto da Palha, no bairro da Condor. A previsão é que os serviços de reforma e recuperação do trapiche sejam concluídos até sexta-feira, 16, pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). As intervenções devem garantir a segurança da população e dos trabalhadores na hora do embarque e desembarque.
Por conta da grande movimentação de mercadorias e fluxo de pessoas no período de final de ano no espaço, os serviços foram temporariamente suspensos. "É muita gente que transita por aqui. Todo dia centenas de pessoas entram e saem, barcos que atracam e isso acaba atrasando o andamento dos nossos trabalhos, pois o local não pode ser interditado por completo, uma vez que estas pessoas necessitam utilizar o porto. Mas sempre que a área é liberada, ou, o fluxo de pessoas diminui, o serviço é continuado em ritmo acelerado, de modo que a segurança e bem estar de todos sejam garantidos", explica Charles Saré, engenheiro responsável pela obra.
Ao todo, cerca de 10 homens especializados em obras com estacas e trapiches trabalham na reforma, onde também é utilizada uma máquina de bate-estaca. Até agora, já foram recuperadas a madeira do piso, além da parte estrutural do trapiche.
Para toda a reforma da estrutura a Seurb usou madeira de lei. No final desta semana, será concluída a instalação da longarina e finalizada a colocação do assoalho para entrega definitiva da obra para a população.
Texto: Danielle Zuquim
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								