Funpapa e Defesa Civil prestam primeiro atendimento às vítimas do incêndio no bairro do Jurunas

Logo no primeiro dia do ano de 2015, dona Rute Ferreira de Souza contabilizava os prejuízos após o incêndio que destruiu a casa dela e de outras cinco famílias, no início da madrugada desta quinta-feira, 1º de janeiro, na Vila Santos, bairro do Jurunas, nas proximidades do Portal da Amazônia, em Belém.

“Estávamos todos lá no Portal na festa de fim de ano quando vimos a fumaça. Saímos correndo, mas quando chegamos já não adiantava mais. Perdemos tudo. Só estamos com a roupa do corpo. Algumas pessoas ainda conseguiram salvar alguma coisa, mas é praticamente nada”, contou.

Pela manhã, uma equipe da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de assistência social do município de Belém, esteve no local para prestar o primeiro atendimento às vítimas.“Este momento é muito delicado. As famílias estão imensamente fragilizadas. Estamos aqui, enquanto órgão de assistência social, para inicialmente, dar apoio emocional para as vítimas”, declarou a assessora da Funpapa, Marinise Rodrigues, que esclareceu como será o trabalho da Funpapa nos próximos dias. “A partir de amanhã vamos terminar a coleta de dados das famílias que iniciamos hoje. Esse cadastramento está ligado ao levantamento das necessidades, principalmente da documentação perdida, para de imediato resgatar a cidadania de cada um e consequentemente para a conquista de outros benefícios”, explicou.

O levantamento inicial das perdas e necessidades será feito pelo Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), visando assegurar as primeiras provisões necessárias para que as vítimas tenham condições de recomeçar. Paralelamente, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jurunas, dará apoio ao trabalho, bem como a continuidade no acompanhamento permanente das famílias.

O fogo começou pouco depois da meia-noite, destruindo três casas de madeira que ficavam na mesma vila. Neste momento, a maioria dos moradores participava da programação cultural na virada do ano, no Portal da Amazônia. As chamas só foram controladas por volta das quatro da manhã. Uma das vítimas machucou o pé esquerdo ao tentar salvar bens materiais. Todas as seis famílias estão alojadas em casa de parentes ou vizinhos.

A técnica da Defesa Civil Municipal, Maria do Rosário, também visitou o local. Na ocasião, foi feito um primeiro levantamento. “Já verificamos a situação das casas atingidas e o que precisa ser feito em cada situação. Depois prosseguiremos dando o encaminhamento para a Funpapa que entra com todo o apoio social”, disse.

Durante a manhã, parentes e vizinhos organizavam as doações que começaram a chegar. Uma igreja evangélica foi cedida provisoriamente para armazenar alimentos, roupas e utensílios domésticos recebidos. Fraldas descartáveis tamanhos médio e grande estão entre as principais necessidades das famílias.

Funpapa e Defesa Civil voltam ao local nesta sexta-feira, 02, para dar continuidade ao trabalho. A Fundação lembra aos interessados, que doações podem ser encaminhadas às famílias por meio do Centro Comunitário Osvaldo de Caldas Brito. O telefone para contato é o 98057104.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar