A praça Milton Trindade, mais conhecida como Horto Municipal de Belém, recebeu neste domingo, 21, uma programação especial de Natal. Durante as atividades, crianças e adultos brincaram, ganharam brindes e aprenderam sobre o meio ambiente. A programação foi realizada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de meio Ambiente (Semma).
O evento animou cerca de 80 visitantes que estavam no local, com apresentação musical, brincadeiras ecológicas, apresentação de grupo de capoeira, entre outras atividades.
“A Prefeitura de Belém, através da Semma, ofereceu uma manhã especial para o público visitante. Aqui pais e filhos puderam brincar juntos e se divertir, com atividades educativas. Além da programação especial, o público pode ainda aproveitar o espaço que é muito agradável”, diz o titular da Semma, Cláudio Alves.
Durante a apresentação musical, com o espetáculo “Ho Ho Ho”, o público interagiu e participou da brincadeira. “No começo as pessoas ficam com vergonha e ficam só olhando de longe. Mas depois elas entram na brincadeira, dançam e cantam com os filhos e assim têm uma manhã diferente e alegre. A programação especial foi montada pensando nessa interação do público, dando a oportunidade de pais e filhos brincarem juntos, já que muitas vezes esses momentos são perdidos devido a correria do dia-a-dia”, completa Acácia Rodrigues, coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma.
E para animar ainda mais a programação, as crianças participantes da programação caçaram os presentes deixados pelo Papai Noel no Horto Municipal. “Eu fiquei procurando, procurando até que eu achei o presente que o Papai Noel deixou aqui escondido. Minha mãe disse que ele veio a noite aqui, quando não tinha ninguém, e colocou vários presentes”, diz a pequena Sarah Tomé, de 4 anos.
Para Letícia Tomé, mãe de Sarah, a Prefeitura de Belém teve uma ótima iniciativa com a programação especial de Natal. “Nós moramos aqui perto e sempre visitamos o Horto. Hoje quando chegamos tinha essa programação especial e nós adoramos, pois nós brincamos e aproveitamos bastantes, sem contar que é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos”, diz.
Durante a programação, aconteceu ainda uma Batalha de Dança de Rua, onde cerca de 20 jovens, com faixa etária entre 14 e 18 anos, se apresentaram e mostraram diversos estios de dança, entre eles o Freestep, Vídeo Dance, entre outros. Uma equipe técnica formada por professores de dança aliaram e escolheram as duas melhores apresentações. Os escolhidos receberam um tablet.
Texto: Ana Paula Azevedo