Uma equipe da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão de assistência social do município de Belém, esteve na tarde desta terça-feira, 16, no local do incêndio que durante a manhã destruiu quatro casas no bairro do Jurunas, em Belém. O objetivo foi prestar o primeiro atendimento às vítimas.
“Conseguimos perceber que as famílias estão imensamente fragilizadas. Estamos aqui, enquanto órgão de assistência social, para neste primeiro momento, dar apoio emocional para as vítimas”, declarou a coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Funpapa, Maria das Neves, que esclareceu como será o trabalho da Funpapa nos próximos dias. “A partir de amanhã vamos cadastrar cada família. Esse cadastramento está ligado ao levantamento das necessidades, principalmente da documentação perdida. Esse passo é fundamental para o resgate de cidadania de cada um e consequentemente para a conquista de outros benefícios”, explicou.
O levantamento inicial das perdas e necessidades será feito pelo Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), visando assegurar as primeiras provisões necessárias para que as vítimas tenham condições de recomeçar. Posteriormente, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jurunas, dará continuidade ao acompanhamento permanente das famílias.
Adriana Fonseca estava trabalhando quando recebeu a informação de que sua casa estava pegando fogo. “Saí do trabalho desesperada e encontrei minha filha em pânico. Não deu tempo de pegar nada, com exceção de dois documentos. Estamos com a roupa do corpo”, relatou a empregada doméstica. Adriana parece não acreditar em tudo o que aconteceu. “É muito difícil. Não sei como recomeçar. Só conto com a ajuda das pessoas. Graças a Deus meus filhos estão vivos. Bens materiais a gente recupera”, disse.
“A preocupação inicial foi salvar a vida das pessoas que estavam nas residências. Agora vamos lutar e recomeçar. O mais importante é que todo mundo está bem”, relatou o mecânico Manoel Quaresma, que estava em casa no momento do incêndio e mesmo assim não conseguiu resgatar bens materiais.
O fogo começou por volta das 10h, destruindo quatro casas de madeira que ficavam na mesma vila. O terreno é alagado e de difícil acesso. Os moradores saíram ilesos. Todas as cinco famílias estão alojadas em casa de parentes ou vizinhos.
A Funpapa volta ao local nesta quarta-feira.17, para dar continuidade ao trabalho. A instituição lembra aos interessados, que doações podem ser encaminhadas às famílias por meio do Sicape. O setor funciona na sede da instituição, localizada à Av. Nazaré, 489, entre as travessas Benjamin Constant e Rui Barbosa. Os telefones para contato são: 3279.5459/ 3279.5637.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								