Alunos apresentam projeto de conclusão de curso na Casa Escola da Pesca

Alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Casa Escola da Pesca”, vinculada à Fundação Escola Bosque, localizada na ilha de Outeiro, distrito de Belém, apresentaram na manhã desta terça-feira, 16, a II Mostra de Saberes, Fazeres e Sabores do Pescado. O evento faz parte do projeto de conclusão do curso, que tem duração de dois anos.

Cerca de 25 estudantes que vivem em Outeiro e em comunidades ribeirinhas de outras ilhas, participam do evento, previsto para encerrar nesta quarta-feira (17).

Bastante nervoso, Alisson Souza, de 16 anos, foi o primeiro a apresentar seu projeto. O jovem, que pretende seguir a carreira de pedagogo, falou sobre o “Cultivo Integrado” e recebeu elogios de todos os que acompanharam a apresentação. “A Escola da Pesca representa grande parte da minha vida. Até eu entrar aqui o estudo não era tão necessário pra mim, por falta de referências, principalmente. Mas aqui eu mudei meu ponto de vista e comecei a sonhar e pensar mais longe”, comentou Alisson.

Emocionado, o aluno agradeceu pelo empenho e ajuda dos professores que o acompanharam durante o curso. “Tudo o que sei e o que aprendi foi graças a minha coordenadora do projeto, que foi quem me acompanhou e me fez chegar até aqui, e a todos os meus professores da escola”, completou.

“O projeto incentiva os alunos a agregar valor aos produtos da pesca”, comentou Fátima Seabra, diretora da escola. “Hoje e amanhã ocorre a culminância do curso, onde eles apresentam tudo o que aprenderam no decorrer dos dois anos, a um público que é chamado para prestigiar o projeto”, continuou.

Um grupo formado por 40 alunos, concluintes do curso de Biologia da Universidade Federal do Pará de Bragança, foram os convidados neste ano para assistir as apresentações.

“Após a conclusão do curso, os alunos estão capacitados para entrar no mercado de trabalho”, garante Fátima Seabra. Esse é o desejo de Alisson e dos demais estudantes, que sonham com um futuro de oportunidades. “Saio daqui, com apenas 16 anos, mas já com uma formação, capaz de entrar no mercado de trabalho e lutar pelos meus objetivos de vida”, disse o jovem.

A Escola da Pesca foi criada em 2008, pela Prefeitura de Belém, com o objetivo de formar mão de obra específica para as atividades de Pesca e Aquicultura.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar