Círio de Nossa Senhora da Conceição mobiliza fiéis em Outeiro

Fiéis de Nossa Senhora da Conceição saíram às ruas de Outeiro, na ilha de Caratateua, na manhã deste domingo, 7, para homenagear a padroeira da ilha. Cerca de 10 mil devotos acompanharam a procissão que seguiu até a Igreja Matriz, na avenida Manoel Barata.

“Eis teus filhos que clamam por liberdade e dignidade humana”, foi o tema escolhido para o 61° Círio da ilha, que faz uma associação a Campanha da Fraternidade, na qual remete o combate ao tráfico humano. “O Círio deste ano traz uma reflexão muito especial aos católicos de Outeiro. Aproveitamos este momento, então, para alertar as pessoas para o resgate de uma vida com liberdade”, comentou o pároco de Outeiro, o padre Adalberto Brandão.

Pela primeira vez, o Círio ocorre no segundo domingo de dezembro – nos anos anteriores o evento era realizado no primeiro final de semana do mês. De acordo com a agente distrital do distrito Elizete Cardoso o motivo da mudança foi dada em razão do Círio da ilha de Mosqueiro, também ser realizado no primeiro domingo de dezembro. "Para a data não coincidir, e todos poderem compartilhar deste momento de fé a agência distrital, junto com a paróquia do distrito e com os moradores da região, achou melhor passar a festividade para este final de semana", explicou a agente.

Para a família da contadora Cintia Silva assistir ao Círio na porta de casa com todos reunidos é uma tradição. “Todos os parentes e amigos que moram em Outeiro e também em Belém se reúnem em casa para acompanhar a passagem da procissão. Depois que a berlinda segue, comemoramos a data com um almoço em família”, disse a contadora, que enfeitou toda a frente de sua residência com balões nas cores azul e branco.

Reforço

A programação deste domingo contou com o reforço efetivo da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Saúde (Sesma) e Corpo de Bombeiros. A ação visa garantir a segurança no trânsito, e também, dos devotos que participam da festividade.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar