Prefeitura revitaliza a iluminação de mais de 80 vias em Belém

Pensando na valorização e preservação do patrimônio urbano da capital paraense e seus distritos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realizou, em 2014, um amplo projeto de revitalização e implantação de iluminação pública. Com isso, ajudou a embelezar o bem público e melhorou a utilização noturna de atividades como lazer, comércio, cultura e outras.

Mais de 80 vias (ruas, avenidas, passagens) já receberam nova iluminação pública. Ao todo, foram trocadas mais de nove mil lâmpadas de vapor de sódio na cor amarela por lâmpadas de vapor metálico e bulbo cerâmico na cor branca, que proporcionam uma melhor reprodução de cores e mais conforto visual. Além disso, mais de 2,5 mil luminárias foram instaladas na periferia de Belém, incluindo os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

"A iluminação pública é algo essencial para a qualidade de vida da população. Nos permite desfrutar das praças, lugares públicos como um todo, durante o período da noite, sem contar que reduz a criminalidade. E para quem dirige é ótimo! Uma via bem iluminada deixa o tráfego mais seguro e eu fico muito satisfeito enquanto cidadão, de ver que a minha cidade está ficando assim", avaliou o técnico em informática, Max Júnior.

Moradora do distrito de Icoaraci, a empregada doméstica Tânia Solange Souza, 41 anos, também falou sobre a nova iluminação. "Eu saio do meu trabalho quase de noite, e na parada em que eu pego ônibus era muito escuro, nós não víamos quando alguém se aproximava, mas agora não, melhorou bastante. Agora você consegue enxergar tudo o que passa perto de você e quem vem de longe. É bom saber que a Prefeitura está fazendo sua parte também por Icoaraci. Existem ruas lá que antes não tinham luz, agora já têm. Eu gostei e espero que a melhora por lá continue crescendo", comentou.

Somente na ilha de Mosqueiro, mais de 200 luminárias novas foram implantadas e 94 projetores voltados para a iluminação das praias foram instalados. Esta é primeira vez que a ilha tem projetores voltados para a iluminação da praia.

Texto: Danielle Zuquim

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar