Seminário discute violência contra mulheres

Cerca de 100 profissionais da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão responsável pela política de assistência social do município de Belém, participaram nesta sexta-feira, 28, do seminário “Violência Doméstica Contra a Mulher: Conhecer para Garantir Direitos”. O encontro foi realizado durante todo o dia no auditório Desembargador Wilson Marques, localizado no Fórum Criminal de Belém.

O principal objetivo do seminário era sensibilizar a rede de atendimento para a causa, através da reflexão e do desenvolvimento de novas estratégias de atendimento. Na ocasião, representantes do município e do poder judiciário compartilharam avanços e desafios sobre a temática em discussão.

“A política da mulher é diferenciada. Discutir violência contra a mulher é uma questão de saúde, educação, segurança, assistência e outros setores. Por isso, ações integradas são fundamentais nessa questão que envolve toda a sociedade”, destacou a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Noeme Barbosa.

Para a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro, investir em capacitação é importante para garantir o avanço de quem trabalha com situações de vulnerabilidade social e violência. “Todo dia é uma coisa nova e o nosso papel é trabalhar o contexto total da situação de cada família”, pontuou.

O evento contou com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública, e Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil. “A presença das instituições fortalece a nossa luta em defesa da mulher vitimizada. Precisamos multiplicar para que a questão seja tratada de forma séria porque a lei precisa ser respeitada e valorizada”, ressaltou a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, Arlete Guimarães.

No próximo domingo, 30, a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), com o apoio da Prefeitura Municipal, realiza a II Caminhada dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, encerrando os eventos em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, ocorrido no último dia 25.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar