Os últimos dias de alunos e professores da rede municipal de ensino foram marcados com muito aprendizado e troca de experiências. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) proporcionou no período de 17 a 19 de novembro a XII Mostra de Saberes, o II Seminário Práticas de Alfabetização e a I Feira Cultural do Projovem, com o tema “Identidades, Culturas, Memórias e Saberes Amazônicos”. O objetivo da programação foi socializar as várias experiências exitosas realizadas ao longo deste ano em diversas escolas e unidades da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Boulevard de Feiras e Exposições e no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
“Essa programação veio para enriquecer o conteúdo dos professores. A receptividade foi muito grande, tivemos muitos trabalhos apresentados. Todas as escolas queriam estar presentes e os alunos também se envolveram muito durante a programação”, ressaltou a diretora de educação da Semec, Socorro Aquino.
O encerramento da programação foi marcado por duas palestras de autores conceituados nacionalmente. A primeira foi voltada aos professores das Unidades de Educação Infantil, e abordou o tema “Currículo e as diferentes linguagens: abordagens teórico-metodológicas na Educação Infantil”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gabriel Junqueira Filho. Asegunda palestrafoi ministrada pela professora presidente do Grupo de Estudos sobre Educação Metologia de Pesquisa e Ação (Geempa), Esther Grossi, com o tema “Aprendizagem no ensino fundamental”, que na ocasião realizou de uma sessão de autógrafos de livro “A festa está dentro de nós”, o trigésimo de sua autoria.
Durante os três dias de evento, alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) expuseram projetos desenvolvidos nas escolas relacionados à temática do evento. Alunos e profissionais do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), também realizam exposições de trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano, com objetivo de apresentar a importância do ensino teórico e prático da qualificação profissional no programa.
“Todos os projetos que vi aqui estão muito bons, principalmente os de leitura. Sei muito bem da importância que a leitura tem na vida, hoje está sendo uma ótima oportunidade de incentivar este hábito em nossos estudantes”, disse a aluna da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, Maria Julia Costa. “Também estou adorando as atrações artísticas do evento”, completou a estudante.
Diversas atrações culturais fecharam o evento, entre elas, o grupo Proarte, conjunto musical de professores da Semec, coral da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho e a apresentação de Dom Casmurro- o show, com o Grupo Versivox e a Companhia teatral Nós Outros.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								