Unidades de Saúde de Icoaraci e do conjunto Sideral realizam ações relativas à Semana do Bebê

No terceiro dia de ações intensificadas da Semana do Bebê em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) em Belém e ilhas, a Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci realizou, nesta quarta-feira, 19, atendimentos com o apoio das Unidades Móveis do ProPaz como: emissão da primeira e segunda via da certidão de nascimento, consultas de demanda espontânea com médicos pediatras, dispensação de medicamentos, receitas, verificação de peso e altura de crianças, palestras voltadas para grávidas e mães de bebês, além de esclarecimentos sobre a importância do pré-natal.

De acordo com o coordenador distrital de Icoaraci, Paulo Rogério, a meta é atender nesses dois dias mais de 500 crianças. “A demanda é espontânea, então, os pais podem trazer seus filhos para a consulta com o pediatra e se necessário, pegar o medicamento na farmácia da unidade. É importante frisar que esses serviços já são oferecidos na unidade diariamente, mas aproveitamos a Semana do Bebê para intensificar e garantir a conscientização sobre a importância da primeira infância para pais e mães”, destacou Paulo.

A microempresária Leide Ataíde, 28, reservou a manhã de hoje para tirar a segunda via da certidão de nascimento dela e do filho. “Os insetos destruíram as nossas certidões, e hoje eu fiquei sabendo da ação da unidade e corri para aproveitar a oportunidade”, contou.

Já a dona de casa Isadora Côrrea, 32, levou o filho de três anos para uma consulta com o pediatra. “Esse tipo de ação de intensificação de serviços é muito importante. Eu nem estava com a consulta marcada e meu filho foi atendido pela pediatra imediatamente”, relatou.

O secretário de saúde do município, Sérgio de Amorim Figueiredo, acompanhou a programação e aproveitou a manhã para ouvir servidores e usuários da Unidade de Icoaraci. “O contato que a gente faz com a comunidade é de fundamental importância para ouvirmos qual a necessidade de cada um. A Semana do Bebê é um evento de intensificação de serviços que propõe à população esclarecimentos e ainda alerta o usuário para uma atenção maior com a primeira infância”, declarou, frisando também que a programação se estende até o dia 21.

“Até sexta-feira a população deve procurar a UMS ou ESF mais próxima de casa e fazer a intensificação de vacinas para mães e bebês e ficar atenta às palestras e oficinas que todas as unidades estão garantindo. Quem mora em Icoaraci e quer emitir a primeira e segunda via da certidão deve procurar a unidade até esta quinta-feira”.

Chá – Outro evento importante que marcou a tarde desta quarta-feira foi o Chá de Fraldas da Unidade de Saúde do Sideral. Várias grávidas participaram das palestras sobre alimentação saudável na gravidez e no pós-parto, alimentação para o bebê e a importância do pré-natal.

De acordo com o médico obstetra da UMS, Elias Nascimento, a evasão das consultas de pré-natal são poucas, já que a maioria das futuras mães têm consciência de que é necessário garantir a saúde do bebê. “Elas são assíduas nas consultas, mas o que ainda é preocupante e que ocorre com frequência é o fato de algumas grávidas procurarem fazer o pré-natal muito tarde, quando é o recomendado é fazer o acompanhamento especializado desde o início da gravidez”, explicou o médico.

Quem garantiu as fraldas e o conhecimento durante a palestra foi a dona de casa Eliene Naziazeno, 33, que iniciou o pré-natal assim que soube da gestação. Eliene está no oitavo mês de gestação e se diz contemplada pelo serviço de atendimento às grávidas na UMS.

“Há nove anos, quando tive meu primeiro filho, não tive um acompanhamento adequado. A unidade do Sideral tinha apenas um ginecologista e eu só tive duas consultas com ele. Hoje, na minha segunda gravidez, tive um pequeno problema de pressão alta no início e, mesmo sem ter consultas marcadas, todas as vezes que eu me sentia mal procurava o atendimento com a equipe. Agora, já no final da gravidez, não preciso mais tomar remédios para controlar a pressão, porque tive um bom acompanhamento médico”, declarou a dona de casa, que foi uma das grávidas homenageadas no chá de fraldas.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar