Belém é destaque em Fórum Brasileiro de Educação Púbica

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) foi citada como exemplo para o Brasil, no que se diz respeito à educação de qualidade, durante o Fórum de Líderes da Educação Pública, evento que aconteceu nos dias 6 e 7 deste mês, em São Paulo. No Fórum, a Semec foi representada pela diretora de educação da secretaria, Socorro Aquino, que falou sobre o currículo da rede municipal de ensino e das inovações tecnológicas utilizadas por professores e gestores com o objetivo de investir na qualidade da educação em Belém.

“Mais uma vez, vemos porque Belém é exemplo para o Brasil e temos certeza de que o que foi exposto vai ser benéfico para outras cidades que buscam a excelência na educação”, ressaltou o diretor executivo da Comunidade Internacional de Cooperação na Educação (Mind Lab), organizadora do evento, Emílio Munaro.

“Este reconhecimento é muito estimulante para o nosso trabalho, uma vez que a Prefeitura de Belém vem realizando novos investimentos para a educação do município. Atualmente, a gestão municipal investe cerca de 30% do orçamento nesse setor, 5% a mais que o estabelecido por lei, enquanto os outros municípios investem o mínimo”, salientou Socorro Aquino.

Representantes políticos e educacionais de todas as regiões brasileiras participaram do Fórum de Líderes da Educação Pública, para debater o cenário do ensino, discutir boas práticas e contribuir de maneira efetiva para a melhora da educação brasileira. O evento teve como tema “Habilidades & Cooperações para o Século XXI – Sociabilizando Desafios & Casos de Sucesso”.

Investimento – Só neste ano, R$ 18 milhões já foram aplicados na melhoria do ensino público oferecido pela rede municipal de ensino, principalmente em ampliações de unidades de educação e novas escolas. Desde o início de 2014, foram entregues as Unidades de Educação Infantil Rosemary Jorge, no bairro Castanheira; UEI Verdejantes, no Aurá; Jesus Maria e José, no Curió Utinga; UEI Jardim Nova Vida, em Águas Lindas; ampliação da Unidade Pedagógica Allana Barboza, no bairro do Ariri Bolonha; além da Escola Maroja Neto, em Mosqueiro; Alda Eutrópio, no Tapanã, e a Nova Aliança, na Pratinha II.

A Prefeitura trabalha para entregar à população, ainda neste semestre, escolas de ensino fundamental no Tapanã, Guamá, São Brás e Icoaraci. No que diz respeito à educação infantil, cinco novas unidades estão sendo construídas.

A PMB também investe no professor da rede municipal. Em agosto deste ano, foi inaugurada a sede do Centro de Formação de Professores, que está em funcionamento desde 2005, mas pela primeira vez ganhou um prédio próprio. O novo espaço possui a estrutura adequada às necessidades dos professores, contribuindo, dessa forma, para a melhor realização das atividades de formação.

A Semec entregou, neste ano, 3,9 mil tablets para todos os profissionais efetivos da educação no município de Belém. Foram beneficiados todos os professores, auxiliares administrativos, diretoras e secretários escolares. O tablet é mais uma ferramenta pedagógica disponível não apenas ao professor, mas a todos os que constroem a educação em Belém.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar