Começaram este mês as reuniões para definir novas metas para o carnaval de 2015, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de fevereiro. Até a próxima segunda-feira, 10, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e representantes das escolas de samba trabalham para garantir melhorias na realização da festa carnavalesca, promovendo um melhor dialogo entre os participantes e a organização do evento.
Além da antecipação do carnaval de Belém constou na pauta a possibilidade da subvenção social, para que as escolas inscritas no carnaval consigam se organizar para o desfile. Marcos Marques, diretor cultural da Fundação, afirmou que esses encontros estão servindo para que a parceria com as escolas de samba continuem cada vez melhor. “Temos que fazer essas reuniões todos os anos para poder deixar nosso carnaval cada vez mais bonito”, conclui Marcos.
As reuniões contribuem para a avaliação continua do carnaval, analisando pontos positivo e negativos da festa. Dessa forma a Fumbel escuta dos próprios carnavalescos suas necessidades, para então estimar o que será possível ser feito para abrilhantar ainda mais a data carnavalesca.
Ronaldo Costa, diretor da Associação das Escolas de Samba de Belém, pontuou que as reuniões estão sendo bastante objetivas. “As reuniões são muito claras, assim podemos objetivar nossos interesses com antecedência”, finaliza Ronaldo.
Heliana Jatene, presidente da Fumbel, comentou que é importante ter em mãos todos os documentos para a inscrição, que vão de 15 a 19 de dezembro deste ano. “As escolas de Samba devem se organizar e trazer todas as documentações pedidas no edital, que pode ser adquirido na Fumbel”, explica a presidente.
Subsídio
O diretor Marcos Marques ressalta também que a ocasião é para tirar duvidas sobre pagamentos e prestações de contas perante a Fundação e o Tribunal de Contas do Município (TCM). Sem esse cuidado, a subvenção fica suspensa. “Nesse momento sentamos para discutir regulamentos e diretrizes do carnaval, então, as reuniões que antecedem o carnaval são para o sucesso do concurso”, acrescenta o diretor.
A subvenção é feita por categorias de escolas, que recebem subsídio antecipadamente como um apoio, para investir em fantasias e decorações que são usadas para o desfile.
A pedido das agremiações,a Prefeitura vai garantir melhorias estruturais na Aldeia Amazônica, ondeosdesfiles oficiaisacontecem.Devido aos impactos do dia a dia, como trânsito, sol e chuva, a pintura e o asfalto da avenida ficam comprometidos, dificultando a entrada de carros alegóricos. A Fumbel entrará em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para que tudo seja reparado com antecedência, assim como com a Secretária de Urbanismo (Seurb) e Secretária de Saneamento (Sesam) para melhorar a estrutura física do local.
Texto: Hugo Figueiredo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								