Funpapa promove ação para atualizar dados do Programa Bolsa Família

Teve início nesta terça-feira, 04, uma ação intersetorial de atualização cadastral para beneficiários do Programa Bolsa Família em Belém. O mutirão é organizado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) por meio da Central do Cadastro Único e vai até a próxima sexta-feira, 07, das 8h às 14h, no Centro Integrado de Inclusão à Cidadania (CIIC).

Ao todo, 4.490 famílias ainda precisam fazer o recadastramento na capital paraense, segundo dados da Central do Cadastro Único, que tabalha junto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A dona de casa Luciane Miranda aproveitou o primeiro dia da ação para se recadastrar. Com dois filhos recebendo o benefício mensalmente, ela conta que o recurso ajuda na manutenção da casa, na compra de medicamentos e alimentação. “Não dá pra ficar sem esse dinheiro. É muito importante pra nós”, disse. Ela não enfrentou filas e levou aproximadamente cinco minutos para entregar os documentos necessários e preencher o formulário para revalidar os dados. “Foi rápido e tranquilo”, resumiu.

"Pensamos na ação para facilitar o processo e o acesso das famílias, além de concentrar esforços para agilizar as atualizações, já que o número de pessoas que ainda precisam revalidar os dados é considerado alto. O objetivo é que grande parte das famílias seja recadastrada até o dia 7", explicou a coordenadora do Programa Bolsa Família em Belém, Sinara Schonoor.

O prazo final estipulado pelo MDS é 12 de dezembro. Após o mutirão, o processo pode ser feito nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital.

Atualmente o programa atende mais de 100 mil famílias na capital paraense, com renda per capita entre R$ 77 e R$ 154.

Documentos necessários para atualização cadastral: CPF ou título de eleitor, RG, comprovante de residência, declaração escolar do filho, certidão de nascimento do filho, carteira de vacina da criança e certidão de casamento ou nascimento do titular.

O CIIC está localizado na Avenida Almirante Barroso, ao lado da Igreja Santa Cruz.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar