Combel mobiliza parceiros em torno da campanha contra violência doméstica

Na manhã desta quarta-feira (29), a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) reuniu representantes de 50 órgãos e instituições no auditório do Mercado de Carne com o objetivo de reforçar a campanha do laço branco, que busca combater a violência contra a mulher.

Diversos organismos ligados à área da proteção e promoção social da mulher, no âmbito federal, estadual e municipal, asseguraram participação na II Caminhada contra a Violência Doméstica, que no ano passado reuniu três mil pessoas e, este ano, pretende superar esse número com a ajuda de instituições parceiras, especialmente aquelas em cujos quadros há a predominância de homens, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas.

A campanha, que este ano tem o tema “Sou homem para amar e não para matar! Violência: não compartilho”, busca conscientizar toda a sociedade para o fim dessa prática. “Queremos mobilizar toda a sociedade, mas principalmente os homens, pois é deles que parte a agressão, por isso a importância de os trazermos para esse debate” declara Noeme Barbosa, coordenadora da Combel.

A delegada Simone Ederon, titular da Delegacia da Mulher (DEAM), aprova e aposta na iniciativa. “Eventos como esse ajudam a trazer questões como essa para o debate público, incentivando tanto homens como mulheres a mudarem esse cenário de violência. É importante que a sociedade seja confrontada com o problema, que coloquemos um fim ao machismo que tenta respaldar a ação do agressor, para que esse homem tome consciência de suas atitudes”, ressalta a delegada.

O laço branco é uma campanha lançada em âmbito nacional com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a violência no ambiente familiar. No Brasil, a cada cinco minutos uma mulher é agredida e acada uma hora e meia uma é morta em decorrência de agressões sofridas.

A II Caminhada pelo Combate à Violência contra a Mulher é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por intermédio da Combel, e conta com a parceira das secretarias municipais e organismos parceiros. A mobilização será no dia 30 de novembro, com saída às 8h da Praça Santuário, em Nazaré. Durante todo mês de novembro estão programadas palestras, rodas de conversa e orientações jurídicas.

Texto: Andre Macedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar