A Secretaria Municipal de Economia (Secon) se prepara para as ações das últimas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. Neste domingo, 26, os fiscais do órgão atuarão durante a queima de fogos na praça Santuário, e na segunda-feira, 27, seguem os trabalhos ordenamento no percurso do Recírio.
“A celebração de fogos reunirá milhares de fiéis, que ocuparão as avenidas Nazaré, Gentil Bitencourt e transversais, por isso, preparamos um esquema tático composto por 25 fiscais, que atuarão desde às 16h, para que as pessoas possam estar participando das homenagens sem obstruções dos equipamentos trazidos pelos ambulantes”, explica o diretor de comércio, publicidade e vias públicas da Secon, Antônio Carlos Tavares.
A determinação é de que nessas avenidas principais sejam colocados apenas equipamentos móveis, leves e de fácil remoção, garantindo a rápida desocupação das vias, para que fiéis, voluntários da Cruz Vermelha e agentes de órgãos de segurança pública possam se deslocar sem problemas. Publicidades irregulares, como placas, postes, cavaletes e outros materiais que estejam atrapalhando o fluxo das pessoas também serão verificadas pelos fiscais da Secon.
Já no Recírio, será disponibilizado a partir das 5h da manhã pela Secretaria um efetivo de 15 de servidores, que darão apoio à última procissão da quadra nazarena deste ano. De acordo com Tavares, as ações passam por duas etapas: a primeira consta em liberar o trajeto da procissão, não permitindo que ambulantes coloquem equipamentos que atrapalhem o fluxo dos romeiros e, a segunda etapa, segue com os trabalhos de manutenção das vias.
As ações da Secon também permanecem após o Recírio, inclusive nas proximidades da Basílica, praça Santuário e o parque de diversão, onde são delimitados os espaços de venda para que os ambulantes possam exercer o comércio de forma segura, ordenada e sem prejudicar os visitantes.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								