Iniciou na última quinta-feira, 16, e segue até o dia 7 de novembro, o período de cadastramento da Chamada Pública da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). O objetivo da chamada é cadastrar crianças de zero a cinco anos que estão fora da escola para identificar a concentração de demanda da Educação Infantil por distrito e a partir daí elaborar um planejamento que contemple a construção, ampliação ou readequação de Unidades Educacionais Infantis. Ainiciativa também ajuda na sinalização de políticas públicas para o atendimento dessa demanda.
“Acho muito importante esse cadastramento, mesmo que não seja garantindo uma vaga a Prefeitura vai saber que aqui na Marambaia tem muita criança fora da escola. Espero que com esse cadastramento aumente o número de vagas e ano que vem o meu filho já esteja na escola”, disse a doméstica Eunice Chagas ao cadastrar seu filho de 4 anos na Escola Municipal República de Portugal, na Marambaia.
Os pais ou responsáveis por crianças de zero a cinco anos, que estão fora da escola, podem fazer o cadastros em qualquer espaço educacional do município (escolas, unidades de educação infantil, unidades pedagógicas e subvenções), no horário de 8h às 18h, na cidade, e das 8h às 16h, nas Unidades Educacionais das Ilhas.
“Tem mãe que acha que não é importante fazer esse cadastro, só porque não é período de matrícula, mas eu vim cadastrar o meu filho que tem dois anos. Eu acredito que quanto mais cedo ele entrar na escola, mais facilidade ele vai ter pra aprender, além de me ajudar, porque para ir ao trabalho tenho que deixá-lo com vizinhos”, afirmou a diarista e universitária, Jéssica Chagas de 22 anos.
O responsável pelo cadastro da criança deve apresentar os seguintes documentos originais: certidão de nascimento e carteira de vacinação da criança; carteira de identidade e CPF do responsável legal; comprovante de residência e documento com foto do responsável pelo cadastro.
Para a realização da Chamada Pública da Educação Infantil, a Semec conta com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe-PA) e das Faculdades Maurício de Nassau e Ipiranga. É a partir de um software desenvolvido por alunos da Faculdade Ipiranga que a Prefeitura fará a captação dos dados sobre o Ensino Infantil.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								