Chão Legal beneficiará duas mil famílias do conjunto Eduardo Angelim

Duas mil famílias que há 16 anos aguardam por uma ação do Poder Público para alcançarem o sonho da moradia digna finalmente tiveram a certeza de ver suas expectativas transformadas em realidade. Na última terça-feira, 14, os moradores do Conjunto Eduardo Angelim, no bairro Parque Guajará, receberam a visita de uma equipe da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem), que anunciou o início dos trabalhos de regularização no local, por intermédio do Programa Chão Legal. Na ocasião, a própria presidente do órgão, Rosa Cunha, expôs à comunidade o método de trabalho, as etapas a serem realizadas e também esclareceu dúvidas.

Para a titular da Codem, o trabalho da Codem é institucional. “Não se trata de uma ação eventual. Não estamos dizendo que vamos titular amanhã e, sim, que faremos um trabalho desenvolvido em etapas, em conjunto com a população que será beneficiada”, enfatizou.

A partir da delimitação da área ocupada, feita com base no instrumento de Demarcação Urbanística, o trabalho prevê um projeto em que estão contemplados equipamentos como escola, posto de saúde, área de lazer e alinhamento de vias.

A estimativa inicial da Codem apontava para 800 famílias à espera da legitimação de posse, mas a ocupação desordenada – que contribui para os índices de situação de irregularidade fundiária no município – acabou por ampliar essa projeção para duas mil.

Regularizar-se era um desejo que Manoel Carlos acalentava há 16 anos, desde que foi realocado no Conjunto Eduardo Angelim, juntamente com outras famílias retiradas das margens do Rio Tucunduba, durante o projeto de Macrodrenagem executado pela Prefeitura de Belém.

Para ele, que é uma das lideranças comunitárias do local, esta data marca o início de uma realidade que ele nunca desistiu de ver concretizada. “A administração municipal à época nos prometeu que em cinco anos estaríamos com nossos títulos em mãos. Mas os anos se passaram e nada disso aconteceu. Agora, finalmente, vemos esse sonho mais próximo de se tornar realidade. Com certeza é uma conquista que temos que comemorar".

Texto: Karol Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar