Todos os anos as homenagens preparadas pelos órgãos governamentais, instituições financeiras e empresas para saudar a passagem da berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a Trasladação, do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral da Sé, se superam em emoção e grandiosidade. Uma dessas homenagens é feita pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que usou a música para reverenciar a padroeira dos paraenses neste sábado, 11.
O Gran Coral de Belém reforçou os cânticos marianos que se multiplicam ao longo do corredor da procissão noturna, emocionando os fiéis e o público que aguardava desde muito cedo a passagem da Santa.
Já eram quase 20h quando a Imagem Peregrina passou em frente ao palanque montado para receber os coralistas, e foi recebida com uma chuva de pétalas de rosas. A aposentada Lucia palheta não conseguiu conter a emoção. “A fé que sentimos ao ver a berlinda passar é tão grande que não conseguimos conter as lagrimas, é um sentimento de renovação”, relata a Lúcia.
A diretora Cultural da Fumbel, Nazaré Moraes, comentou que a organização para as comemorações da festa religiosa iniciaram ainda em setembro, quando a equipe da Fundação começou a compor a lista de artistas que participariam do evento. “Convidamos o Gran Coral de Belém e mais dois cantores líricos – Dione Colares e Madalena Aliverti – para abrilhantar essa festa, que já é um espetáculo por si só”, resalta a diretora.
Apesar da experiência de palco que tem e de já ter participado de várias homenagens à Nossa Senhora de Nazaré em edições passadas do Círio, Dione relevou que cantar na maior festa católica do povo paraense é sempre muito tocante. Em especial este ano, em que ela própria tinha um motivo particular para homenagear a Virgem Santa. “E uma emoção muito grande poder fazer parte desse momento tão importante. A voz fica embargada e o coração se enche de amor e de paz. Mas este ano está sendo especial, pois alcancei uma graça. Então a responsabilidade ficou ainda maior”, comentou.
A homenagem musical da Fumbel à Virgem de Nazaré prosseguiu na manhã deste domingo, 12, durante a grande procissão. A berlinda foi novamente saudada pelo Gran Coral e pela cantora Madalena Aliverti na passagem pelo palanque da Fumbel.
Sob a regência do maestro Anderson Dias, o grupo já vinha ensaiando o repertório desde o fim do ano passado. "Como essa homenagem da Fumbel já é tradicional e as pessoas sabem que sempre há um coral para receber a Imagem Peregrina aqui, elas já ficam aguardando pelo o que vamos mostrar durante as procissões", contou o regente.
Bem próximo da plataforma montada para receber o coral, estava a empresária Rosângela Palheta, que ficou impressionada com a beleza das homenagens organizadas pela Prefeitura. “É tudo de extremo bom gosto, principalmente esta cantora lírica, que é de um talento impecável”, comentou.
Texto: Hugo Figueiredo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								